Procure nos arquivos do P29BR

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

P29BR 29ER FAIR / Bike Expo Brasil 2011

A Feira sob a ótica 29er.

A Bike Expo Brasil pode de alguma maneira servir como termômetro para avaliar o sucesso do trabalho de difusão do formato 29er no Brasil, esforço iniciado pelo P29BR há exatos três anos na web, mas que na prática começou de fato ainda em 2007. Hoje, com um cenário muito mais favorável e contando com a força e o aval do recente título mundial de XC, é muito mais fácil falar de aro 29 por aqui. A moda virou uma tendência, que agora é seguida por todas as principais marcas de mountain bikes, nomes de peso que ditam regra no mercado mundial e arrastam consigo também pequenas fábricas que enxergam nas rodonas uma oportunidade de se destacar no concorrido mercado de bicicletas.


Na edição de 2008 da feira, só havia em exposição uma bike equipada com rodas de 29 polegadas, a Caloi Two Niner, até então um protótipo. Em 2009, a presença das Rodas Grandes ainda podia ser considerada tímida, apenas 6 modelos estavam expostos. Já no ano passado, começaram a soprar os ventos de uma inevitável mudança no comportamento do mercado, algumas das grandes marcas já apostavam suas fichas no aro 29, outras vinham na esteira. Em 2010 contei 21 mountain bikes aro 29” expostas na Bike Expo Brasil, contudo aqueles tiveram a oportunidade de visitar a edição 2011 da feira, certamente perceberam sem muito esforço a presença das 29ers em todos os stands das maiores fábricas, inclusive de forma maciça no caso da Specialized, Scott e até a Rocky Mountain, novata no mercado nacional. Contei 37 diferentes modelos de 29ers este ano.

Logo na entrada, o belo stand da Specialized deixava claro a importância do aro 29” para a marca americana. Segundo o animado Danny Aliperti, um dos responsáveis pela operação no Brasil, dentro de uma extensa linha composta por mais de uma centena de modelos, nada menos que um quarto desse total é formado por 29ers e melhor, a grande maioria delas estará disponível para o consumidor brasileiro. Além da nossa “conhecida” Carve, outros três modelos atraiam a atenção dos visitantes da feira. A full-suspension S-Works Epic Carbon 29, atual Campeã do Mundo de Cross-Country  e principal vedete da linha 2012, com uma construção impecável e leveza digna de uma hardtail.


A Specialized Fate, a primeira hardtail com quadro em carbono aro 29” produzida especificamente para mulheres.


Finalmente, a próxima Specialized a ser testada aqui no P29BR, a incrível Stumpjumper FSR Expert Carbon 29, uma full com 130mm de curso, canote telescópico Command Post BlackLite com controle remoto no guidão, amortecedor traseiro com tecnologia Brain, um exclusivo esticador de corrente e rodas Roval Control Trail SL 29, entre outros componentes. Uma bike versátil, capaz de encarar qualquer terreno.


Além das 29ers, gostei bastante de uma bicicleta urbana da linha Globe, a elegante Daily 1.


A KHS, uma marca de tradição que começou cedo a produzir mountain bikes com rodas de 29 polegadas, marcou presença na feira com um dos maiores stands e dois modelos com rodas grandes, a hardtail Tucson de custoXbenefício interessante e a uma renovada Flagstaff, esta última que conta agora com uma suspensão dianteira com eixo passante. A linha de 29ers da KHS cresceu para 2012, serão cinco modelos vendidos no Brasil, inclusive um de entrada com custo bastante competitivo.


Dividindo espaço no stand com a KHS, outras marcas de peso como Hayes, Manitou, Answer, Sun Ringlé e Muc-Off, também representadas no Brasil pela Fepase. Os destaques vão para a promissora suspensão Manitou Tower 29er que estará nas páginas do P29BR nos próximos dias e as rodas aro 29” da Sun Ringlé, completas com sistema tubeless licenciado pela própria NoTubes.


No stand da Scott, faltou espaço para todas as 29ers de outra marca que dá muita importância ao formato. Seus modelos top de linha presentes na feira atraíram os holofotes. Começando pela superdesejada Scott Spark 29 RC, uma jóia em termos de engenharia e design.


Acompanhando a RC, outros dois exemplares em alumínio, a Spark 29 Elite e a Team, os dois não menos fantásticos, com detalhes construtivos de encher os olhos.


Por fim, a lindíssima Scale 29 Expert em carbono, com um grafismo de impressionar e o ótimo grupo Shimano XT.


A marca canadense Rocky Mountain, estreante em termos de Bike Expo Brasil, entrou no jogo para valer. No stant eram nada menos que 5 modelos, incluindo a full Element 950, que emprega um sistema de suspensão licenciado junto à Specialized e lança mão de uma variação do famoso Horst Link, batizado aqui de SmoothLink, o pivô do chain stay está localizado acima do eixo da roda traseira, o que segundo a fábrica nas subidas praticamente dispensa o uso de um sistema de plataforma estável no amortecedor traseiro e ainda assim se mantém ativo e com alta sensibilidade.


Entre os modelos intermediários e de entrada, estavam expostos o Trailhead 29 e a Flare 29. A marca promete ainda a Rocky Mountain Soul 29, com preço próximo a 3.500 Reais.


De acordo com o representante brasileiro, a linha de 29ers da Rocky Mountain disponível em nosso país será extensa.  O consumidor terá à disposição a grande maioria dos modelos de catálogo, além de um quadro em carbono para XC com menos de 1 Kg de peso, o Vertex 990 RTC “Race Tune Compact”.


Atual campeã do Tour de France, a BMC trouxe à feira apenas um, mas esperado, modelo de 29er, a TeamElite TE29, que quando foi apresentada pela primeira vez no Sea Otter Classic deste ano, chamou atenção pelos chain stays curtíssimos, até então ninguém tinha chegado nesses 430mm da BMC.


Como gosto de ver para crer, munido da minha trena visitei o stand da marca suíça e aproveitei para tirar as minhas próprias medidas. 430mm na cabeça! Gostaria muito de testar uma TE29 e sentir suas reações, principalmente nos singletracks. A bike deve custar em torno de 8.000 Reais.


A Jamis apesentou três belos modelos de 29ers de sua linha 2012, segundo o representante da marca, devem chegar outros mais. Começando pela Dakar XCR 29 Race, uma full-suspension concebida para o XC que utiliza o sistema de suspensão MP4.


A Dakota D29 Race é uma bem equipada hardtail de XC, produzida em liga de alumínio Kinesis 7005, com head tube conificado, central PressFit BB30 e traseira monostay em carbono. O grafismo nessa Dakota é destaque, assim como seus pneus Geax. Repare no guidão Ritchey reto, mas com uma curvatura toda particular.


A Exile Race 29 é versão superior do modelo de 29er mais acessível da Jamis. O quadro conta com linhas curvadas e aparência limpa, além de transmissão de 10 velocidades e uma suspensão Rock Shox Recon Silver TK 29, montada em uma caixa de direção conificada. O custoXbenefício costuma ser dos melhores, mas não havia ainda um preço definido.


A Trek levou à feira apenas uma 29er, a mesma máquina apresentada em primeira mão aqui, a Superfly Elite, uma das melhores hardtails que eu já tive o prazer de pedalar e que estará nos próximos dias sendo oficialmente testada pelo P29BR. Isso não significa falta de interesse da marca em vender as bikes da Gary Fisher Collection no Brasil, elas estarão sim nas lojas, tanto os modelos de entrada, quanto a aguardada full-suspension Superfly 100, que você também verá nas páginas do blog.


A respeitada Merida, pela primeira vez trouxe à feira mountain bikes aro 29”. Foram apenas dois modelos da Big Nine em exposição, mas ficou a promessa de comercializem outros vários, inclusive uma bike de entrada que promete um preço abaixo de 4.000 Reais. Ambas as Meridas pareciam bem construídas, mas somente depois de um teste poderei dizer algo mais concreto sobre elas.


O envolvimento da Cannondale Internacional com as bicicletas aro 29” está muito claro pelos seus recentes lançamentos, entretanto esse interesse da marca pelas rodonas parece não se refletir por aqui. O representante brasileiro mostrou as mesmas e simples 29ers da feira do ano passado, nada das belas Flash ou Scalpel 29, apenas a Trail SL de 2011. Um pena!


Como não há o que falar sobre as 29ers da Cannondale na feira, sobrou atenção para o tema da mobilidade urbana, muito bem representado pelo modelo Hooligan.


A GT dividia um grande stand com a Cannondale. Apesar de muito espaço, para os amantes das rodonas o conteúdo era inversamente proporcional. Apenas uma 29er da GT exposta, a Zaskar ano 2011. Com uma pintura negra e grafismo no estilo “stealth”, sem dúvida uma bike atraente “escondida” entre outras aro 26.


A Kona é mais uma das grandes marcas que no Brasil parece não enxergar potencial para venda de suas 29ers. Na realidade a linha é grande e recebeu reforços há pouquíssimo tempo, como os modelos Satori e Honzo, uma all mountain com suspensão integral e uma hardtail com propósitos radicais, respectivamente. Aqui na feira só apareceram com a bonita singlespeed Unit e a interessante Kahuna, uma hardtail básica com 10 velocidades e freios Avid Elixir.


A Giant, representada pela Ciclo Leiriense, ao contrário dos principais concorrentes, trouxe para a feira apenas uma bike equipada com rodas de 29 polegada. Tratava-se de uma Anthem X 29er ano 2011.


O representante da tradicional marca americana Marin apresentou três modelos de hardtails em seu stand e afirmou que anda pretende "sentir" o mercado de 29ers antes de um investimento mais forte.


Infelizmente nesta edição da Bike Expo, ao contrário das empresas que comercializam as bicicletas, ficou claro que os importadores de componentes ainda necessitam de uma certa reciclagem para conhecer e apostar mais no aro 29”. De novidade mesmo, muito pouco. Gostei dos pneus da marca Rubena da República Tcheca, acredito que serão uma ótima opção para as 29ers. Devem estar no mercado nacional até janeiro.


Em termos de surpresas na feira, elas ficaram reservadas às marcas nacionais, que ao contrário das internacionais, não haviam divulgado previews ou organizado eventos pré-lançamentos.

O P29BR já havia divulgado com exclusividade alguns detalhes da nova roda VZAN orientada para o XC Competitivo, a Everest 29, contudo, ao vivo o produto me pareceu ainda mais promissor. Os raios tem perfil aero, lembrando os famosos e caríssimos raios DT Aerolite, já os aros apresentam uma largura ligeiramente menor que os montados na já tradicional Extreme Disc 29. Na construção dessa nova Everest fica evidente a preocupação com o peso, sem deixar de lado o quesito resistência. Por falar nisso, a VZAN será uma das primeiras a submeter seus produtos à nova certificação do Inmetro.


A marca paranaense se mostrou antenada aos movimentos do mercado externo, colocando à disposição do consumidor um cubo dianteiro com ponteiras removíveis, compatível com eixos passantes de 15 e 20mm, além do tradicional eixo de 9mm. No novo cubo poderá em breve ser pedido como opcional para as rodas VZAN de 29 polegadas. Rodas levíssimas com aros de carbono e cubos de alta tecnologia com um sistema de engate ultra-rápido do freehub, já são uma realidade na linha de rodas de 26” da VZAN e fazem parte do caminho natural na evolução das suas futuras rodas de 29”.



A versão 2012 da Two Niner era destaque no stand da Caloi. O grafismo da bike foi renovado, para muito melhor na minho opinião, as fontes utilizadas agora são mais adequadas e o branco fosco foi substituído por um brilhante.


Em termos de componentes, a fábrica conseguiu melhorar o que já era bom. Agora os freios à disco são hidráulicos da Shimano com cubos e rotores CenterL    ock. A suspensão Rock Shox Dart deu lugar à sua evolução, a Rock Shox XC 28 com 80mm de curso. Continuam os componentes Truvativ. Finalmente e pela primeira vez, a Caloi deu importância a um importante ponto de contato entre a bicicleta e o piloto, o selim, que é agora um Fizik Gobi. Com preço de 2.799 Reais, deve repetir o sucesso de vendas da Two Niner original.


Um dos hits no stand da Caloi, a nova Two Niner Carbon é na realidade uma bike conceito, num primeiro monento sem previsão de entrar em produção. A idéia principal por trás da exposição da bicicleta, foi a de testar e divulgar os produtos de novos parceiros, como a Crank Brohters, componentes que em breve poderão aparecer nas bikes de linha da fábrica brasileira. Parece um claro esforço da Caloi no sentido de tornar suas bikes mais atraentes ao consumidor e tecnicamente competitivas.


Confesso que fiquei impressionado quando me deparei com uma 29er verde no stand de uma marca que particularmente não conhecia. Tratava-se de um protótipo da Hupi Bikes, empresa catarinense cujo slogam “Feito por quem anda” tem tudo a ver com a filosofia dos seus dois sócios, Daniel Bender e Luiz Felipe Viani. A Hupi, até agora mais conhecida pelos amantes do Freeride, além dos quadros, comercializa também cubos, guidões, selins, guias de corrente e até joelheiras.


Falando um pouco mais sobre a Hupi 29, o quadro deve começar a ser vendido no início de 2012, mais precisamente em fevereiro. O down tube curvado, cabos com roteamento interno e o plate metálico com o logo em relevo no head tube, são alguns dos detalhes interessantes antecipam o que esperar do produto final, que estará disponível em três tamanhos e custará ao consumidor final menos de 600 Reais.


Fechando a Bike Expo Brasil, num stand de 120 metros quadrados em tons de laranja de extremo bom gosto, talvez o mais bonito da feira, a nova marca nacional de bicicletas, a RC Bikes. Capitaneada pelo biker maratonista Mario Roma, a RC chega ao mercado com alguns diferenciais, uma proposta toda particular e se auto-define como uma marca brasileira de ciclistas para ciclistas.


Os modelos serão poucos, mas conversando com o simpático Mario Roma, é fácil perceber que todos foram meticulosamente produzidos de modo a proporcionar a melhor experiência ao ciclista. A hardtail em carbono Team Machine 29er será oferecida apenas como bike completa em dois tamanhos e somente com duas opções de montagem. Mario explica que não faria sentido montar peças mais baratas em um quadro tão especial.


Com um adesivo no seat tube, apesar de equivocado na grafia, a marca faz questão de deixar claro que o projeto é todo brasileiro, da geometria ao grafismo, tudo foi criado aqui, apenas a produção, como era de se esperar, está baseada em uma fábrica em Taiwan.


Por falar em geometria, Mario Roma preferiu não adiantar os números, contudo garante que seguem padrões de sucesso. Mais uma vez entrou em ação a trena do P29BR, medi eu mesmo os chain stays da Team Machine 29er, eles tem 445mm.


As linhas são fluidas e os stays traseiros tem boa capacidade de escoamento de barro, os freios são montados diretamente no chain stay por intermédio de um suporte do tipo post-mount.


As rodas da Team Machine 29er podem ser consideradas outro diferencial da bike. Produzidas pela italiana Zefiro, pesam menos de 1,5 Kg. Os aros dispõe de uma estrutura interna em carbono, revestida externamente por alumínio. As rodas são tubeless de fábrica e a boa notícia é que serão comercializadas no Brasil pela própria RC.


Bikes de Speed, Triathlon e até uma 29er com a ótima transmissão por correia da Gates estarão no cardápio da RC para 2012. Mario Roma prometeu aos leitores do P29BR um exemplar da Team Machine 29er para testes, aguardem!


Fazendo uma estimativa otimista, em 2012 serão quase uma centena de modelos de 29ers à disposição do consumidor brasileiro, bem como uma dezena de quadros avulsos. Mesmo considerando o aumento nos impostos e a variação do dólar, a perspectiva parece muito boa para aqueles que pensam em entrar no Ano Novo pedalando em Grande estilo.

Keep 29eriding!

30 comentários:

  1. Adorei a cobertura da feira... Obrigado por nos manter informados!!!!! Cada jóia mais linda que a outra... rsrsrs
    Gostaria muito de comprar uma cannondale SL2 modelo 2011 aro 29 tamanho XL, preta com cinza, mas não encontro em lugar nenhum. Conhece algum local onde consigo? Obrigado. Julio

    ResponderExcluir
  2. Ola Adil,
    Adorei teu tour,como nao posso visitar, me senti dentro sem ter que andar!!!
    Estou ficando feliz das opcaoes que temos agora no Brasil,
    quando comecamos parecia 2 extra-terrestre, e agora a tendencia pegou, nao gosto de falra de moda...
    Muito bom, keep riding 29ers
    laurent

    ResponderExcluir
  3. Tô animado com o crescente cenário 29". Mas me disseram que a Niner não estava lá. Sinceramente acho que essa representação parece não ter deslanchado, igual a outras no passado. Não tem Niner aqui, e nem posso importar. E isso atrapalha, pois eu mesmo tentei importar um e não despacharam pois "havia" um representante no Brasil. Perdi a confiança e parti para um SPZ Carve.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela cobertura Adil,tenho acompanhado o blog há 2 anos e pouco,e ele está cada vez informando melhor.Finalmente depois de muita pesquisa e suor,adquiri minha 29 er,uma Stump comp carbon 2012,estou adorando a experiência,ela é leve(12 kgs no tamanho 19-L) sobe rápido e desce nas trilhas com muito controle.Pretendia pegar uma full(Stump FSR),mas resolvi na última hora trocar pela hardtail,e não me arrependi

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, mais uma vez, Adil pelo belo trabalho na cobertura da feira. Me senti lá no meio dos corredores da feira...

    Sobre as novidades, gostei de todas elas e em especial dos modelos nacionais como a Caloi e a Vzan, porém ando sentido falta de notícias sobre aquele protótipo do quadro da MOB...Em que pé ficou ou está o desenvolvimento deste quadro?
    É que aqui no andar de baixo, onde me situo, a maioria das bikes importadas ficam apenas nos meus sonhos por estarem fora da minha realidade monetária, por isso a minha predileção pelo produto nacional, sejam elas bikes completas ou quadros para uma possível futura montagem.

    Pois bem, me trás aí Adil alguma notícia da MOB ou outra empresa nacional que por ventura não tenha sido citada aqui.

    Abraços e continue o ótimo trabalho na projeção e divulgação do projeto 29 Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Uma salva de palmas para a conterrânea Hupi. Possuo o selim da marca de São Bento do Sul na minha Saga. havia me impressionado com o quadro de Freeride Naja e agora essa agradável noticia.

    A RC Bikes veio mesmo pra atender o publico Classe A e profissionais, pois só tinha modelos Top ali.

    A Caloi, que a pouco tempo foi demonizada por muitos esta começando a aprender a ouvir os usuários. Ja instalou o freio hidráulico. Uma pena terem montado a Two Niner Carbon com um grupo basico, uma suspensão adaptada, apesar de ser uma ótima opção. O que salvou foi o referido selim Fisik e as rodas Cobalt.
    Uma pena que eles não tenham produzido as bikes que mostraram ano passado como a Caloi Retro aro 700c Single Speed e a sucessora da City Tour.
    E assim como ano passado a Soul Cycles não apresentou nada de 29er. Tão dormindo de touca mais uma vez.

    Nada também da Astro e as Banshees Paradoxx 29" que encontramos pela net a preços absurdos nem apareceram esse ano.

    Quanto a Niner, tem que ver com o seo Wagner, só mandar email pra ele que ele é muito solicito.

    ResponderExcluir
  7. A Bike Expo é um termometro doque pode-se esperar de novidades pra 2012... confesso que fiquei pouco entusiasmado, as bikes apresentadas já vi aqui mesmo no blog.

    Uma boa novidade éa Hupi, espero que ela apresente mais modelos 29er, mas esse que estava na Expo achei o downtube mto feio... não fluiu com o desenho dos outros tubos, se queriam imitar as Specialized é bom fazer direito!!!

    Mario Roma, RC bikes... pra poucos, uma pena pois a visão "Pro" deixou os "Amadores e Entusiatas" de fora da festa!!! Aqui no Brasil, bike acima de 3000reais já é sonho de consumo, infelizmente!!! Será que a longo prazo o Mario vai lembra dos Amadores?

    A Caloi mexeu na Two Niner e melhorou no quesito conjunto de freios, Shimanos hidraulicos... e só!!! Ela sempre teve um otimo conjunto de peças, Truvativ, Shimano Deore, RockShox, Vzan... Seu pecado foi tentar competir com bikes importadas com visual e preços melhores. Com o aumento de impostos, a Caloi Two Niner tornou-se a melhor opção pra começar no mundo das Rodonas, se o preço se manter em 2800reais, ela é uma seria candidata a me acompanhar pelas trilhas... Ps.: Ainda não gosto do quadro dela!!! é muito feio, o toptube tinha que ser reto!!!

    Valeu Adil, por trazer antecipadamente o que 2012 nos reserva em termos de 29er!!!

    ResponderExcluir
  8. 8oa noite Adil! Meu budget está entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00. Meu perfil de ciclista é 3x por semana 50km misto e 1x 70km de terra. Nessa faixa, quais as melhores opções em peças e geometria? Gostei mais da Kona Kahuna, seria uma das opções? Aguardo sua ajuda para definir minha próxima companheira. Parabéns pela cobertura e pelo seu trabalho em prol das 29ers. Estamos agora vendo os frutos desse belo trabalho. Grande abraço! Daniel Zago.

    ResponderExcluir
  9. Oi Julio,

    Obrigado por acompanhar o P29BR!

    Voc~e pode tentar conseguir sua Cannondale na Anderson Bicicletas (11 5687-2099), fale com o Cléber.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  10. Olá Laurent,

    A coisa realmente mudou muito desde quando começamos, mas infelizmente ainda encontro gente que quer comprar uma 29er, mas tem medo de não encontrar peças de reposição, o que é uma enorme bobagem.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  11. Olá Jânio,

    O Wagner, representante da Niner para o Brasil, afirma que está finalizando o processo de estruturação da operação brasileira, segundo ele, a partir de janeiro as bikes já estarão disponíveis para o consumidor.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  12. Olá Ricardo,

    A Stump é uma daqueles 29ers maduras, que proporcionam ótimas experiências aos proprietários. Com certeza não será diferente contigo.

    Keep 29eriding!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  13. Olá Maxwel,

    Obrigado por acompanhar sempre o P29BR.

    As 29ers da MOB já entraram em produção, mas o embarque do primeiro lote não chegou a tempo da feira. Provavelmente nas próximas semanas teremos boas novidades.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Olá Luiz,

    Estou com o protótipo da Hupi em minhas mãos, colaborando para o desenvolvimento final do produto. Posso adiantar que a marca catarinense vai fazer bonito.

    Em relação à Caloi, desconsidere a Two Niner Carbon, foi uma montagem sem fins comerciais ou de performance, considere como um veículo de divulgação de parcerias.

    De marcas como a Astro, nunca esperei grandes coisas, mas como vivem de seguir as tendências do mercado, deve surgir algo em breve.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  15. Adil,
    acabei de comprar minha primeira 29er, uma scott scale 29 comp M, tenho 1,73 e a bike ficou bem tranquila para mim, não senti perda de agilidade, estou muuuuuuuuuito satisfeito!
    Arrebola

    ResponderExcluir
  16. Olá Arrebola,

    Boas pedaladas! Se tiver qualquer dúvida, pergunte.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  17. Olá Adil, sou fã do teu blog e de voce por sua atitude de colocar a mão na massa, muito fácil pegar pronto, mas muito mais divertido e satisfatório fazer, e fazer parte da história das 29ers no Brasil, parabéns por vocë ser o precurssor oficial desse formato aqui. Mas quero te pedir uma dica, vendi minha 26 full e quero partir para uma 29 full, não sou competidor, pedalamos por trilhas afora, descidas e subidas, nossa região é bem montanhosa, curto mais descer, e estou em dúvida entre algumas bikes, não pela marca, mas sim pelas características de alguns modelos que consegui por aqui, entre eles, jamis dakar xcr 29race, specialized epic comp 29, camber comp 29, stumpjumper fsr 29, giant anthem x2 29 e scott spark team. Me da uma dica aí Guru das 29er no Brasil (hehehe). Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Paulo,

    Agradeço muito pelo reconhecimento!

    Dentre as bikes que você citou e levando em consideração o uso que pretende fazer, escolheria a Stumpjumper FSR 29.

    Trata-se de uma bike polivalente, com tecnologia de ponta e detalhes interessantes como o canote telescópico nos modelos mais caros. Com a Stump FSR você consegue encarar qualquer tipo de trilha, se divertindo de maneira confortável e segura.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  19. Olá Adil, recentemente voce me respondeu a um post e volto a te perguntar. Gosto de pedalar por trilhas, etc, não sou competidor, mas está mais fácil eu comprar uma Specialized Epic Comp 29er, que tipo de mundanças de configuração voce acha que eu deveria pensar em mudar para deixá-la mais Trail. Eu to comprando uma bike L, e tenho 1,86 de altura, acho que tá certo né? Grande abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá Paulocrp,

    No seu caso, num primeiro momento, eu pensaria num pneu mais robusto na dianteira e um guidão riser de pelo menos 685mm de largura. De resto não há muito o que modificar. A bike é muito boa.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  21. Acabei comprando uma Specialized Camber Comp 29er, to esperando chegar.

    ResponderExcluir
  22. Oi Paulo,

    A Camber seria exatamente minha sugestão, caso você não optasse pela Epic.

    Você vai gostar muito.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  23. Olá Adil,
    A Jamis Exile Race, citada no texto, está na faixa de U$ 1500. Parece ser um ótimo custo-benefício. Vc concorda? Quanto a geometria do quadro, qual a sua opinião?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  24. Olá Bruno,

    A Jamis faz 29ers há muito tempo e tem uma geometria acertada, sem contar o fato de ser uma das marcas com melhor custo x benefício do mercado.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  25. Olá Adil,
    A algum tempo começou a chegar 29er's aqui na minha cidade, tô começando a pedalar agora pretendo ir em competições me interessou muito a Caloi Elite Carbon 29ER ! O que você acha? a minha bike atual é uma KHS Alite Alite 500 26, tenho medo de trocar pra 29ER e sofrer um pouco. dá uma dica ! abraço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Luiz Carlos,

    Mudar para uma 29er, logicamente pede um período de adaptação, contudo passar de uma bike básica como a sua com rodas 26, para outro com quadro em carbono, melhores componentes e rodas 29, vai fazer toda diferença. Recomendo!

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  27. Olá Adil,

    Comecei há 4 meses a fazer trilhas (bastate subidas e descidas) com amigos no final de semana. Fazia as trilhas com uma bike bem básica Caloi aluminum 26 sem suspensao 21 marchas. Como fiquei fascinado pelas 29ers graças ao seu excelente blog, consegui comprar uma 29er de entrada, uma rocky mountain 29 soul, modelo 2011. Só que estou tendo muita dificuldade e não estou tendo o mesmo desempenho da bike antiga, principalmente na subida. Me falaram que preciso ter muita cadencia para render com a 29er, e eu em particular tenho pouca cadencia, e coloco mais força no pedal. Quero sua ajuda para vencer esta minha dificuldade. Está certo sobre a cadencia ? Como faço para melhorar esta característica ? E o que posso mudar na bike que pode me ajudar ? Tem mais alguma dica para mim?

    Me desculpe pelo post longo, mas já agradeço pela atenção.

    José

    ResponderExcluir
  28. Olá José,

    Sinceramente você começou muito bem, a Rocky Mountain é uma das marcas de 29ers que mais me agradam.

    Você precisa encontrar um ritmo confortável de pedalada nas subidas, mas algumas coisas podem ser modificadas na sua bike, algo que vai te ajudar demais. Você necessariamente precisa de um cassette Shimano 12-36, mas ele tem 9 velocidades, isso seria um pequeno problema, pois a transmissão da sua bike utiliza um cassette de 8 velocidades, nesse caso você teria que substituir também o trocador traseiro. De todas as formas te garanto que valeria muitíssimo a pena.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  29. Olá! Gostei do blog, bem bacana!
    Gostaria de saber se tem mais informação sobre o modelo Jamis Exile Race 29, considera um bom investimento? Achei ela com um preço interessante e estou pensando seriamente nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado por participar do P29BR!

      A Jamis é uma das marcas que apostou cedo nas rodas grandes e já produz 29ers há vários anos. Considero uma boa opção.

      Abs,

      Adil

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR