Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

P29BR BEST IN SHOW / Os melhores produtos na Brasil Cycle Fair 2012: Rocky Mountain Instinct 950

Os eleitos do P29BR!

A oferta de mountain bikes equipadas com Rodas Grandes - diga-se aí aros 29 e 27.5 polegadas - na recém encerrada Brasil Cycle Fair foi bastante consistente. Todas as grandes marcas, bem como muitas das menores, apresentaram no evento um leque considerável de novidades especificamente direcionadas ao público interessado no segmento. Para aqueles que tiveram a oportunidade de visitar a feira, ficou evidente a consolidação das 29ers como objeto de desejo do consumidor brasileiro de bicicletas. As rodas de maior diâmetro parecem enfim convencer muitos dos que antes adotavam uma postura mais cética em relação ao formato, sejam eles lojistas, atletas ou entusiastas.

Por conta de uma quantidade tão ampla de alternativas e do exponencial crescimento do mercado nacional de 29ers e afins, a partir desta edição da Brasil Cycle Fair, está instituído o selo "Best in Show" do P29BR, a chancela do Projeto 29 Brasil aos melhores produtos expostos na feira, aqueles que sob a ótica 29er merecem de fato um destaque e apresentam suficiente potencial para justificar um investimento por parte dos apaixonados por bikes, paixão que por sinal todos nós temos em
comum.

A ELEITA

A Instinct 950 é uma trail bike equipada com rodas de 29 polegadas, produzida pela tradicional Rocky Mountain, uma empresa extremamente focada em Pesquisa e Desenvolvimento. A marca canadense carrega hoje um DNA de inovação, suas bikes conservam ainda uma aura de produtos artesanais, produzidos com extremo cuidado, porém de alto padrão tecnológico e, diria, com um nível de acabamento dos mais impecáveis no mercado.


O MOTIVO

Não é segredo que me tornei um grande apreciador das 29ers com suspensão integral e curso longo, bikes que potencializam ainda mais as qualidades das Rodas Grandes e permitem a seu piloto pedalar com excelência, tanto morro acima, quando montanha abaixo. Na Rocky Mountain Instinct 950 são nada a menos que 130mm de curso na dianteira e na traseira, contudo o que contou mesmo para a escolha da bike como "Best in Show" foi toda a tecnologia desenvolvida pela própria Rocky Mountain e aplicada à plataforma Instinct.


É impressionante perceber que por trás de cada pequeno detalhe na Instict 950 existe uma "ciência criativa" envolvida, começando pela própria Geometria RTC-29, concebida especialmente para as 29ers da marca após incontáveis de horas de experimentações, com um destaque para o inteligente conceito Straigh Up, característica que apareceu pela primeira vez no modelo Altitude na linha 2009 da Rocky Mountain. Basicamente, os engenheiros canadenses concluíram que partindo de um ângulo de seat tube mais elevado, conseguiriam otimizar o posicionamento do piloto sobre a bike de modo a extrair o máximo de desempenho na pedalada, ao mesmo tempo neutralizando os efeitos do SAG no amortecedor, evitando assim concentrar peso demais sobre a roda traseira da bike, um problema comum em outras full suspensions. Já consolidado, o Straigh Up, antes visto com desconfiança pelo mercado, é agora inclusive copiado pela concorrência.


O sistema de suspensão SmoothLink, é uma evolução do excelente FSR da Specialized. Na versão patenteada pela Rocky Mountain, os pivôs dos chain stays foram movidos para uma posição acima do eixo da roda traseira, o resultado, segundo a fábrica, é um funcionamento completamenta ativo, que não sofre qualquer influência da frenagem e ainda conta com uma resistência natural ao bobing (força aplicada pelo piloto ao amortecedor de cima para baixo), aquele movimento de sobe e desce que rouba a energia da pedalada.


O amortecedor traseiro é um novíssimo Fox Float CTD especialmente configurado para a trail bike da Rocky Mountain, entretanto é na maneira como se conecta ao quadro onde reside talvez o grande diferencial da Instinct. O sistema conhecido como Ride-9, oferece ao piloto nada menos que 9 diferentes opções para personalizar e alterar simultaneamente a curva de compressão do amortecedor e a geometria da bike.


O Ride-9 é composto por duas peças excêntricas que se encaixam uma na outra, fixando o amortecedor ao top tube do quadro. Uma ideia inusitada, inédita e bastante interessante. Visando diminuir o peso de cada pivô em 20 gramas (120 gramas no total), os rolamentos foram substituídos por buchas anguladas de alta tecnologia, batizadas de ABC, ou Angular Bushing Concept, um conjunto de baixa manutenção, alta rigidez e performance.


Na dianteira uma suspensão Fox Float 29, também com o controle CTD (Climb - Traction - Descend).


O quadro permite o roteamento interno dos cabos, inclusive prevendo a utilização de um bem vindo e necessário canote telescópico, aliás o único componente que faltou na bike de linha.


No coração de sua transmissão 2x10 aparece o ótimo pedivela RaceFace Turbine, um componente relativamente caro e raríssimo de se encontrar em modelos de fábrica.


Além do pedivela, o nacionalismo canadense está presente e evidente em vários pontos da bike. Confirmando a tradição de longa data da Rocky Mountain, os detalhes da pintura e acabamento são fantásticos.


A CONSTATAÇÃO

Caso saísse da Brasil Cycle Fair direto para uma linha deserta...e cheia de singletracks desafiadores, certamente eu levaria comigo a Rocky Mountain Instinct 950.

Keep 29eriding!

7 comentários:

  1. Cara que bike linda excepcional!! parabéns pelo seu Trabalho Adil seu blog é muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Lindíssima trail bike,parabéns Adil!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho Adil!!! Show de Bike...estava eu pensando em trocar minha Scott Scale, que é HT, por uma Bike Full e eis que leio este seu post....Você sabe me dizer a que preço consigo esta bike? Ouvi falar que só veio uma para o Brasil. É verdade?
    Abs,
    Junior Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior,

      Infelizmente eu tenho a mesma informação, a importadora da Rocky Mountain trouxe apenas um exemplar do modelo para o Brasil. Pessoalmente, tenho que lamentar, porque a bike é excelente. Acredito que seu preço esteja na casa de 15 mil Reais.

      Abs!

      Excluir
    2. Valeu Adil pelo Retorno!
      Lamento também pela posição da importadora e a Rocky Mountain!
      Essa atitude não ajuda em nada a fortalecer a marca!

      Hoje no perfil da Rocky Mountain Brasil do Facebook eles publicaram uma foto dela falando de algumas vantagens da Bike.
      Não entendi pq eles estão divulgando a Bike no Brasil se não as tem para vender...

      Abs,
      Junior Freitas

      Excluir
  4. ola adil, queria te perguntar se vc sabe onde são feitos os quadros da rocky mountain mais basicos, especificamente o quadro da flare 29? são feitos na asia como a maioria das grandes marcas ou no canada?

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    estou satisfeito em poder desfrutar dessa maquina.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR