Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 10 de março de 2014

P29BR 29ER BIKE TEST / Quadro MOB Stamina 29

Flecha vermelha.


A MOB construiu sua reputação no Brasil como uma marca que se antecipa às necessidades do mercado, oferecendo produtos econômicos, sem descuidar da eficiência. O quadro Stamina 29 é um bom exemplo dessa filosofia "MOBiana". Ainda em 2010 o P29BR foi convocado a atuar como como consultor no projeto da primeira versão da 29er da marca que entrou em produção no ano seguinte. Do modelo inicial até o atual, alguns detalhes foram modificados, contudo sua característica principal, a boa geometria, segue preservada. 

Agora o top tube conta com um tubo de seção octogonal variando de altura entre o head tube e seat tube, o que além de contribuir para um aumento na rigidez do conjunto, ainda conferiu uma aparência mais moderna ao quadro. O down tube de perfil ovalizado também mudou para melhor, ganhando uma bem vinda curvatura na junção com o head tube, este continua com a mesma altura, mas por conta da otimização dos tubos, o reforço estrutural que havia entre eles já não se faz mais necessário, dando à Stamina 29 um crédito a mais em termos de aparência. Já a concha do movimento central continua com os mesmos 68mm de largura, número ainda comum em bikes mais acessíveis, como a própria Elite da Caloi.


Para os testes do P29BR, a última versão do quadro Stamina 29 foi montada com o garfo rígido de alumínio El Tenedor, também da MOB, já experimentado anteriormente (http://www.29er.com.br/2013/08/p29br-29er-test-garfo-rigido-mob-el.html). O quadro tamanho 16" pesou 1.990 gramas. Já a bike completa com transmissão SRAM X-7 e rodas Notubes, pesou 11.5 Kg.

A combinação do quadro MOB e seu garfo com 470 mm de altura eixo-coroa, resulta em uma 29er com os ângulos do tubo de direção e tubo do selim cerca de 2 graus mais elevados em relação aos 71.5 e 73.5 originais do modelo quando montado com uma suspensão de 100 mm de curso. A versão rígida da bike reage de forma rápida aos comandos do piloto, apoiada por chain stays que medem razoáveis 440mm e uma compacta distância entre eixos de apenas 1070 mm. Com o peso do ciclista bem distribuído, a roda traseira praticamente não perde tração sob nenhuma condição.


Escalar pedalando uma bike rígida com a geometria acertada como a da 29er da MOB é de fato um verdadeiro prazer, o guidão Niner com 710mm de largura facilitou ainda mais a tarefa de subir pedalando em pé. Por outro lado, um downhill com a Stamina configurada sem suspensão requer atenção e antecipação, nesses casos os pneus convertidos para tubeless fazem toda a diferença, bem como a escolha de um modelo de grande volume de ar e fácil rolagem, ao menos para a dianteira.


O posicionamento mais ereto do piloto, faz da Stamina também uma excelente opção para o cicloturismo, ainda que falte nos seat stays a furação para a colocação de um rack, existem outras opções de fixação para um eventual bagageiro.

A mais recente versão do quadro Stamina 29 conta com suporte de freio do tipo post-mount, característica que representa um avanço em se tratando de um modelo de entrada como este, contudo a fábrica se equivocou ao não alterar a forma de roteamento do conduíte de freio traseiro, de todas as formas, ainda assim, neste caso a perda é mais estética que funcional.


O quadro da MOB tem preço de venda ao consumidor em torno de 600 Reais. É oferecido em três tamanhos, 16, 18 e 20 polegadas, além de 5 opções de cores, atendendo assim a um amplo conjunto de ciclistas, variando entre aqueles pilotos com pouco menos que 1.70 m de estatura até outros de 1.90 m. Se você busca um quadro acessível e valoriza o quesito geometria, a Stamina 29 seria uma escolha acertada.

Keep 29eriding!

19 comentários:

  1. Gostei muito do post Adil!

    Estava adiando a montagem de uma 29ER por conta do preço alto dos quadros de melhor qualidade e esse modelo da MOB parece ser um meio termo.

    Queria saber quando é que esse quadro chega ao mercado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      O quadro Stamina 29 já está disponível nas revendas MOB em todo o país.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  2. Olá Adil, belo post, esse quadro é o prometido stamina pro? Li em seu blog q logo lançariam a versão pro com cx de direção p espiga cônica. Interessante o peso final, montei uma 29 com quadro da caloi elite 30, grupo deore 27, rodas everest e proshock onix mas não abaixa de 12 kg, está pesando 12,2 kg e to achando gordinha rsss... aproveitando, se eu colocar um canote com zero d offset e aumentar 10mm na mesa, como a bike vai se comportar? Alguma diferença significativa nessas alterações? Atualmente uso mesa de 80mm com canote original da elite 30 q deve ter uns 10-20mm de offset.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Este quadro testado não é o prometido Stamina PRO, que até agora não saiu da fase de protótipo.

      Se você realizar as alterações, vai colocar mais peso sobre a roda dianteira, o que eventualmente poderia prejudicar a pedalada, caso seu joelho avance demais sobre o eixo pedal. Em termos de comportamento da bike, só testando para conferir.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Adil, já montei o meu, porém montei o quadro 18'. Estou curtindo muito, apenas estou com dificuldade em acertar meu selim, não sei se pelo modelo do selim ou pela geometria do quadro. Para colocar a ponta do selim alinhada com o movimento central tive que deixar o selim montado na extremidade do trilho, ou seja ele ficou totalmente colocado para traz. Será que preciso trocar o selim? Valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Geléia,

      Sugiro que consulte um profissional de Bike Fit, pois considero que a regulagem dos trilhos do selim não tem a ver com o alinhamento da sua ponta com o central, na realidade seria a projeção do seu joelho sobre o eixo do pedal que iria ditar uma posição mais ou menos adiantada para o selim.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  4. Me pergunto pq nenhum quadro nacional utiliza menos que 70º~71º no angulo do head tube.
    Estou procurando um quadro mais "trail" sem intenção de competir, só por diversão mesmo, mas quadro nacional ta difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J34N,

      Esse tipo de quadro hardtail com head angle de menos de 69° para montagem com suspensões de maior curso, começou a aparecer a pouco tempo mesmo no EUA. Um exemplo é o Niner ROS 9, contudo imagino que um quadro de baixo custo com essas características aqui no Brasil, vai demorar a aparecer.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  5. Bom dia, Adil
    Gostaria de informação tenho 1,76 de altura se esta configuração de quadro 16" seria compatível para mim ou teria que ser quadro 18" pois pretendo migrar minha aro 26 p/ 29 meus componentes são X7 com 3x9 sendo 44x32x22 e 11x34 com cambio medium cage , teria algum problema com esta relação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Imagino que o quadro 16 da MOB irá te atender bem.

      Em relação à transmissão, escolha um câmbio de cage longo.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  6. Saudações Adil!!!

    Lembra do Alexandre Sabiá Loko de Lavras - MG??? Que comentou varios posts no seu blog?

    Então vai completar um ano que montei minha desejada 29er...

    Como a Caloi demorou aparecer no mercado para venda, parti pro mais obvio.... desmontei minha 26 e adquiri o que precisava pra montar a 29, o resultado ficou excelente.

    Comprei um quadro MOSSO Rampage, suspensão PROSHOCK One 29 100mm, rodas VZAN Extreme 29 e pneu MAXXIS Ignitor 29... o que veio da 26 foi a transmissão Shimano Deore/SLX de 9spd, com duas coroas 36/24 e cassete 12/36. Veio da China o conjunto carbono FSA(guidão 680mm/ mesa 90mm/ canote offset 0º/ 400mm)

    Veridito depois de andar com uma 29... "Não volto a andar de 26 nas trilhas"

    Mas minha ASTRO Jumper 26 virou uma competente bike de Enduro, mesmo sendo uma hardtail, voltei a usar minha transmissão Shimano Alivio, Aros Vmaxx com pneus Maxxis Larsen 2.0 e suspensão RST Launch de 130mm, mesa curta de 40mm, só faltou o canote retratil.... posso dizer que ficou bem divertida!!!

    Valeu Adil,

    E Viva as 29er!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Alexandre Sabiá Loko de Lavras,

      Bem vindo ao clube! Parabéns pela bike.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  7. Amigos, eu tenho 169cm de altura, qual o tamanho dessa bike para mim?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Adil .
    Vi garfo El Tenedor 26
    Comprimento da haste 440mm
    e o El Tenedor 29
    Comprimento das hastes 465mm
    Da para montar um El Tenedor 26 em uma aro 29 ???

    ResponderExcluir
  9. Adil, boa tarde!

    Onde consigo os dados de Geometria do quadro? Passei a ir pro trabalho de bike e não tá legal usar a Epic pra isso não...muito risco..quero montar uma 29 mais em conta pra isso e esse quadro veio bem a calhar...

    Lucas Mendanha

    ResponderExcluir
  10. Este quadro seria um up em relação ao meu Soul Sl200 29? Tenho uma tamanho 19" e acho que o 20 ficaria mais correto...

    Enfim seria uma melhora?

    Abraços, Luís Gustavo

    ResponderExcluir
  11. Salve galera como faço pra descobrir o tamanho do meu quadro(mob stamina29)tenho 1.67 de altura e comprei usado so nao sei que tamanho😢

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR