Procure nos arquivos do P29BR

domingo, 22 de fevereiro de 2015

P29BR 29ER LONG TERM TEST / Niner R.I.P. 9

A bike que você precisava, mas ainda não sabia.

Diariamente o P29BR recebe algumas dezenas de mensagens de leitores à procura de informações e conselhos antes da aquisição de uma nova mountain bike. Desses e-mails, a brutal maioria é de perguntas sobre bicicletas de Cross Country. O mercado brasileiro segue sendo dominado pelos modelos de traseira rígida, as hardtails, embora minha gente já prefira e deseje uma full suspension leve com cerca de 100mm de curso. De todas as formas, por aqui o fator de decisão de compra ainda é o peso. Deixando de lado a problemática dos altos impostos praticados no Brasil, tanto nosso consumidor, quanto os próprios lojistas, ainda ignoram que na realidade a escolha mais inteligente para a grande maioria dos pilotos são as chamadas Trail bikes. Contrariamos o que já se observa há algum tempo em mercados mais maduros.


Com suspensão integral e mais de 4 polegadas de curso, chegando em alguns casos até a impressionantes 170mm, as Trail bikes contam com ângulos mais relaxados em relação aos modelos de Cross Country. São equipadas com pneus mais robustos e eficientes, aliando características de durabilidade a um alto desempenho, sem que isso se reflita numa grande penalização em termos de peso. Projetadas para descer e subir com propriedade, atendem com sucesso às necessidades de amadores a profissionais, de iniciantes a iniciados.

A linha R.I.P. da Niner, emblemática marca americana que se dedica com exclusividade às 29ers, é composta por três modelos, partindo da R.I.P. 9 RDO com quadro integralmente em fibra de carbono, passando pela recém lançada R.I.P. 9 Carbon que mescla um triângulo dianteiro em carbono com a balança traseira em alumínio, finalizando por sua versão mais econômica, a bela R.I.P. 9 construída em liga de alumínio, é esta última que funcionou como bike de testes do P29BR pelos últimos 12 meses.


Lancada originalmente em 2007 com o sugestivo nome de R.I.P. 9, abreviação para “Ride In Peace", algo como "Rode em Paz", a Trail bike da Niner ganhou 5mm a mais de curso traseiro nesta nova versão, contando agora com um quadro mais leve e rígido, proeza obtida graças ao processo construtivo conhecido como Airforming, ao contrário dos já comuns quadros hidroformados, onde a água é o agente utilizado para moldar os tubos, aqui é empregado ar comprimido sobre uma forma aquecida para conformar sua tubulação, assim a fábrica consegue controlar muito melhor a espessura das paredes, a ponto de garantir um quadro de alumínio pesando apenas cerca de 300 gramas a mais que o modelo em fibra de carbono no tamanho M.


Com um tubo de direção tapered, de duplo diâmetro, a Niner recomenda para a R.I.P. 9 uma suspensão com curso entre 120 e 140mm. Seu movimento central com concha de 73mm de largura, segue o tradicional padrão de rosca que o P29BR ainda considera o mais versátil do mercado. Reforçando suas intensões mais extremas, o quadro permite a instalação de uma guia de corrente do tipo ISCG 5. Para complementar, o eixo passante de 142X12mm garante rigidez ao triângulo traseiro.


Em termos de geometria, a Niner se mostrou bastante conservadora com o projeto da R.I.P. 9. Considerando uma suspensão dianteira com 130mm de curso como a Rock Shox Sektor montada na bike de testes do P29BR, seu ângulo de direção é de 70 graus, já os chain stays medem 455 mm, números que fogem da tendência de momento para as Trail bikes, ou seja, traseira curta e head angle muito mais relaxado, o que teoricamente favoreceria a performance nos trechos mais inclinados e técnicos, contudo esta Niner surpreende no seu desempenho geral, o que a coloca como uma ótima opção para o piloto de Cross Country que pensa em ousar um pouco mais e quem sabe arriscar uma transição para o Enduro.

Em trilha o sistema de suspensão de duplo link CVA (Constantly Varying Arc), patenteado pela Niner, prova que é brilhante. Nas subidas praticamente anula os esforços que produzem o efeito chamado de "bobbing", aquele sobe-desce indesejado provocado pelo amortecedor traseiro, mesmo com o seu Rock Shox Monarch RT destravado. É até curioso que com os mais de 12 meses de testes seja possível contar nos dedos - de uma única mão - o número de vezes que os modos de plataforma estável ou o travamento desse amortecedor foram acionados!


No momento de descer, outra vez o sistema CVA deixa claras as suas qualidades superiores. Na prática os 125mm de curso da R.I.P. 9 parecem até um pouco mais longos, engolindo com suavidade as irregularidades do terreno. O corpo de grande volume do amortecedor traseiro Monarch RT, especialmente configurado para esta Niner, garante a necessária progressividade nas ondulações de alta velocidade. A também econômica suspensão dianteira Sektor foi uma grata surpresa, mesmo sem a rigidez ou desempenho estelar da Pike, esta Rock Shox com eixo passante de 15mm, cumpre com seu papel.

Em curvas a R.I.P. 9 não decepciona, contudo com uma distância entre eixos relativamente longa, pode exigir um pouco mais de trabalho do piloto em situações de singletrack com mudanças bruscas de direção. Vale mencionar que a opção por pneus largos, ainda que mais pesados, é diretamente proporcional ao bom desempenho da R.I.P. 9. A combinação de um Magic Mary na dianteira e um Hans Dampf na traseira, ambos da Schwalbe, foi a melhor já experimentada pelo P29BR em Trail bikes.

A bike testada pelo site é equivalente a uma R.I.P. 9 montada com o pacote de componentes 1 Star da Niner, vendida no Brasil por cerca de 13.500 Reais, um valor consideravelmente menor que de suas irmãs com quadro em carbono.


Nesse conjunto, incluir um canote telescópico é fundamental. Baixar seu centro de gravidade nas descidas representa um ganho técnico brutal, é igualmente valioso subir o selim nas escaladas sem ter que descer da bike. Já existem no mercado modelos de canotes telescópicos com menos peso que os 620 gramas do Fox D.O.S.S. utilizado com sucesso absoluto pelo P29BR, por isso até mesmo em uma bike de Cross Country consideramos que faria todo o sentido usar um, ainda que seriam em torno de 300 gramas a mais no peso do conjunto. Um caso de "engorda" inteligente.

O proprietário de uma R.I.P. 9 tem que estar atento ao roteamento dos conduítes de câmbio e freio traseiros. Da maneira como estão colocados, com o movimento da balança encostam las laterais do amortecedor, por isso aplicar uma película adesiva transparente no corpo do Monarch RT vai ajudar a proteger o seu acabamento. O conduíte do canote telescópico também não pode ser longo demais, caso contrário na posição mais baixa encostaria no link superior do sistema de suspensão e em alguns casos mais extremos, até no pneu traseiro.


Pesando 13.5Kg sem pedais, a R.I.P. 9 montada com componentes intermediários pelo P29BR, não é propriamente uma bicicleta leve, entretanto serve perfeitamente como exemplo de uma polivalente Trail bike, oferecendo quase tudo que um amante do Mountain Biking poderia desejar. Seja conquistar montanhas, subindo ou descendo, seja vencer grandes distâncias com conforto e desempenho, esta full suspension da Niner é polivalente o suficiente para seu expandir horizontes ciclísticos e até fomentar sentimentos endureiros, contrariando a máxima "bike boa, é bike leve". Permita-se, experimente.

Keep 29eriding!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Amauri,

      O cubo dianteiro é da marca inglesa Superstar, leve, bonito e relativamente barato.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  2. Adil,
    olha isso:

    http://www.wolftoothcycling.com/collections/cassette-cogs/products/goatlink

    ResponderExcluir
  3. Qual tamanho de mesa e guidão que está nela?

    ResponderExcluir
  4. Olá. Comprei há um mês una rip 9 1 star, deore, que é o modelo de entrada. Comparada com minha velha full, a niner rip 9 realmente absorve muito mais. Me parece muito mais forte, também. Muitos entusiastas, que não participam de competição constantemente ou sequer fazem comoetição, como eu, se preocupam demais com o peso da bike e pensam na diminuição do tempo de percurso, mas esquecem do conforto, como a diminuição de vibração nas costas, amortecida pela suspensão traseira. Isso realmente pode prevenir uma kesão ou não agravá-la. Além disso, para a maioria de nós, ciclistas amadores, a diversão é mais importante e é justamente isso que senti na niner rip 9, muita diversão, com segurança redobrada pelos pneus largos. É uma bike multiuso. E cá pra nós, entre um quadro de carbono feito sabe lá onde e como, prefiro um bom alumínio. Abraço. Leonardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,

      Obrigado por compartilhar suas impressões com os leitores do P29BR.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  5. Você tem alguma opinião sobre o quadro Astro Full Xtc 29 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo,

      Na verdade as bikes da Astro nunca me impressionaram, não é uma marca que considero no momento de comprar uma nova bike, contudo olhando com imparcialidade para esse modelo, o sistema de suspensão e o peso me agradam. Se não estiver caso, pode ser interessante.

      Abs,

      Adil

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR