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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

P29BR TEST - 29er, em busca da Relação Perfeita - Dois meses de uso

Há dois meses venho pedalando minha 29er usando uma relação 2x9, com apenas duas coroas e mais um cassete comum de nove velocidades. Como já expliquei nos posts anteriores, as coroas foram escolhidas buscando-se melhorar o desempenho em subidas, aliado a um melhor aproveitamento das marchas como um todo. A "granny gear", "vovozinha" ou coroa pequena, como prefiram chamar, tem 20 dentes, já a maior 36, além de um bashguard Shimano SLX para protegê-las.


Como engenheiro mecânico, pensando de maneira puramente física, numa pedalada completa com uma bike aro 26 usando a relação 22(dianteira)x34(traseira) o pneu rodaria em torno de 1,35m. Numa 29er comum, essa revolução na mesma relação renderia mais de 1,5m, entretanto o esforço para se executar essa pedalada poderia ser brutal em ladeiras mais inclinadas e longas.

Sendo assim, a idéia seria a de equalizar os esforços de pedal entre uma aro 29 e o modelo 26. Executando-se o mesmo cálculo (para quem se interessar, eu posso demonstrar num próximo post), tendo como ponto de partida uma combinação 20x34 para uma bike "vestida" com aros de 29 polegadas, o resultado é praticamente o mesmo que na 26, ou seja, 1,35m por pedalada, com diferenças apenas a partir da terceira casa após a vírgula. Então fisicamente, a relação estaria corrigida com uma coroa 20T.

Na prática, só posso dizer uma coisa: as coroas de 20 dentes nasceram para as 29ers. Deveriam mesmo ser equipamento de série. O aumento no desempenho e o conforto em subidas se mostraram mais que evidentes. Assim, posso garantir que minha aro 29 não perde absolutamente nada para uma aro 26 nas subidas. Sem parcialismo, tenho certeza que é melhor!


Do outro lado, a coroa de 36 dentes se mostrou também bastante eficiente, suprindo bem as lacunas entre as tradicionais coroas de 32 e 44 dentes normalmente montadas nos pedivelas de linha, entretanto neste ponto, dependendo do biker, podem existir controvérsias. Por que? A diferença de dentes recomendada entre as coroas visando o perfeito funcionamento do câmbio dianteiro deve ser controlada. No meu caso, a dita diferença seria de 16T (36T-20T), o que está praticamente no limite do câmbio dianteiro. Se você tem a intenção de pedalar mais forte, uma opção seria montar uma coroa de 38 dentes, mas aí é fato que o desempenho nas trocas de marcha será afetado.

Por falar nas mudanças de marcha, num primeiro momento pude notar um atraso (coisa de "milissegundos") nas trocas entre a coroa menor e a maior em relação ao padrão. Na metade dos testes decidi então trocar os shifters acompanhados pelo câmbio traseiro, abandonei a SRAM e voltei a um grupo Shimano integral. A decisão se mostrou superacertada, com um shifter mais potente, posso afirmar que as trocas dianteiras retornaram à perfeição, sem atrasos ou vacilos. Pode-se facilmente usar a gama total de marchas disponíveis.


Um ponto muito importante a se considerar é a experiência no uso da nova configuração. Não é uma relação para se rodar poucas horas e imaginar que ela será maravilhosa. Existe aqui uma real curva de aprendizado, assim somente depois de muitos quilômetros é que o piloto consegue "sentir" cada marcha e cambiar de maneira mais eficiente que numa tradicional bike com o 3x9. Para se ter uma idéia, um de meus amigos experimentou minha bike por alguns minutos e não aprovou, sentiu que faltou força nas descidas mais rápidas, entretanto é clara questão de gosto e de se aproveitar melhor (fruto da experiência) a inércia produzida pelas rodas grandes.

Quem deveria usar a nova relação? Aqueles que pretendem tirar o máximo de uma 29er em situações de XC e estão dispostos a reaprender a cambiar. A recompensa é um upgrade em sua condição de mountain biker como um todo e o prazer de se pedalar uma bicicleta que sobe e desce com maestria. Puro prazer, experimente!

Keep 29eriding

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http://projeto29brasil.blogspot.com/2008/12/p29br-teste-em-busca-da-relao-perfeita.html

14 comentários:

  1. Parabéns pelo post, muito interessante!
    Então e porque não 20/32/42?

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  2. Oi João,

    Excelente pergunta!

    Sim, a 20/32/42 não deixa de ser uma opção interessante também, mas devido ao chainline (linha da corrente) obtido com essa combinação, você não poderia utilizar todas as marchas disponíveis, como ocorre com a relação 2x9 (2x10 num futuro não muito distante), por isso uma coroa intermediária pode ser tão interessante, tudo isso aliado ao fato de que as rodas maiores potencializam o efeito da pedalada.

    Além disso, os "loucos por peso" podem economizar cerca de 100 gramas pelo fato da usar apenas duas coroas ao invés de três. O bashguard que eu instalei não chega a ser essencial e pode facilmente ser deixado de lado.

    Obrigado pela valiosa participação!

    Abs,

    Adil

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  3. Olha Adil ainda acho que 20-38 é uma combinação interessante não é? Ou ainda uma "gambiarra" 20-39 de speed?
    Um Cambio dianteiro de Speed influenciaria alguma coisa?
    E o cambio traseiro, tem que ser mais curto?
    Vc esta usando que k7? 11-34?

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  4. Olá Luiz!

    Sem dúvida, 20-38 tem potencial, mas podemos também ter problemas nas trocas, pois com 20-36 o cambio está operando realmente no limite do aceitável.

    Pensando em usar um cambio de speed, realmente poderia ser um boa opção, mas como tudo, tem seu porém, ou seja, a largura do cage dos câmbios de speed é menor que de mountain, isso teoricamente poderia atrapalhar, entretanto essa é mais um boa idéia que merece um teste!

    Vou tentar descolar um câmbio de estrada e fazer o experimento (a la Mithybusters) :¬) Estou ficando realmente empolgado com a colaboração de vocês blog-leitores!

    Falando do meu câmbio traseiro, ele não pede nenhuma adaptação, como o cassete é 11-34, o long cage (mais comum) ainda é o mais recomendado.

    Mais uma vez, para os "loucos por peso" esqueci de mencionar que pode-se usar uma corrente um pouco menor que a habitual com a relação 2x9, são mais algumas graminhas economizadas aqui.

    Abs,

    Adil

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  5. Fala Adil, cara como posso dizer...
    Acho que sou um quase convertido! rsrs. Mas vamos devagar, ainda vai levar um tempo para trocar de bike, ainda mais por que uso cadeirinha para levar o muleque pra dar umas voltas comigo e acho que em uma 29er não teria como ter cadeirinha.

    Bom, mas falando sobre o post, realmente muito legal esse teste de relação. Pensando de forma tradicional nunca teria imaginado usar apenas 2 coroas ao invés de 3 em uma aro 26, quanto mais em uma aro 29. Mas parece que a coisa é bem diferente mesmo... Parabéns e continua nessa que está bom a beça!

    T+!

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  6. Olá Ronaldo,

    Obrigado por participar do P29BR!

    Certamente existem cadeirinhas que se adaptem às 29ers, pode embarcar tranquilamente na nossa onda!

    As rodas maiores potencializam as pedaladas, por isso, o uso de duas coroas é interessante.

    No final de março a Caloi estará lançando a primeira 29er nacional. Fique ligado porque estaremos testando essa nova bike aqui.

    Se quiser fazer um test-drive, me avise.

    Abs,

    Adil

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  7. Fala Adil, tudo beleza, parabéns pelo Blog e pelos testes muito legal mesmo.
    Como te falei, depois de quase dois anos parado, em março devo voltar as atividades pedalisticas, assim que eu tiver com um condicionamento razoavel vamos marcar umas trilhas.

    Um abração
    Maçã

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  8. Faaaaaaala Maçã,

    É excelente ter um companheiro de pedal retornando.

    Você está convidado para um test-drive com a minha 29er. Te espero!

    Abs,

    Adil

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  9. mas como 20-36 e o cambio ja estaria no limite? hj temos 44-32-22... capacidade dos cambios nao sao 22t?

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  10. Olá Renato,

    Obrigado por participar do P29BR.

    Eu uso um câmbio SLX específico para 2 coroas, o modelo FD-M667. Se você der uma olhada no site da Shimano (http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/mountain/slx/product.-code-FD-M667.-type-.html) encontrará a informação de que a maior DIFERENÇA entre coroas permitida para que o câmbio continue funcionando corretamente é de 14 dentes. Como uso 36/20, já ultrapassei esse número.

    Na relação 44/32/22 a diferença recomendada entre a coroa maior e a menor é de 22 dentes para um câmbio compatível com 3 coroas, um Deore, por exemplo.

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    Adil

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  11. Tudo blz Adil,

    Acabei de montar minha 29er com 27 velocidades (K7 11-34 e pedivela 44/32/22) e quero modificar para 2x9, como gosto de fazer trilha e andar no asfalto, já olhei muita coisa na internet, qual a sua recomendação para montar uma 29er com 2x9 ? Grato.

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    Respostas
    1. Fala Ricardo,

      Obrigado por participar do P29BR.

      Minha recomendação seria adquirir um pedivela duplo de bom custo benefício, como o Comet da FSA, além de um câmbio dianteiro da SRAM, específico para 20 velocidades, mesmo que vá usar 18.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  12. Onde eu compro a coroa de 20 dentes?

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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