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quinta-feira, 19 de março de 2009

P29BR CREW - Zé, O Conversor

Quando uma 96er pode dar certo.

Devido à crescente disponibilidade de equipamentos voltados à 29ermania, com enorme frequência recebo e-mails de interessados em substituir a roda e a suspensão dianteiras de bicicletas aro 26 pelas mesmas peças, só que específicas para as 29, transformando a 26er em uma 96er ou 69er (como prefiram).


Apesar da suposta confusão de siglas, o fato é que hoje muitos bikers pensam em unir o melhor dos dois mundos rodando com o aro 29 na frente e o 26 na traseira. Se trata de uma "conversão perigosa". Por que?

Para funcionar bem, o quadro escolhido deve ser um full-suspension com pelo menos 5 polegadas de curso, assim, o novo diâmetro da roda seria compensado e a troca da parte dianteira teria o mínimo efeito sobre a geometria original do quadro, evitando a criação de uma bike "monstrengo".

Um bom exemplo de conversão que deu (muito) certo foi realizado pelo Zé, da loja Zé Bike, lá da cidade de Sorocaba.

O Zé já era um entusiasta de bikes híbridas com rodas 700C há vários anos. Com o desenvolvimento da indústria de bikes 29 as experiências dele ganharam ainda mais impulso. No caso a última delas eu faço questão de documentar, porque pode ser um bom exemplo para os interessados em "criar" 96ers sem incorrer em maiores erros.

O quadro selecionado para a conversão foi um KHS AM1000 ano 2007, com 6 polegadas de curso traseiro e o excelente sistema de suspensão Horst Link.


Na dianteira foi escolhida uma solução econômica, o nacional E70R da Proshock. Aqui vai uma curiosidade interessante, antes o produto era classificado pela empresa como um garfo híbrido, mas agora a Proshock também percebeu o potencial das 29ers e o "reclassificou" em seu site como "Suspensão projetada exclusivamente para bicicletas de aro 29"...piada né...


No caso do Zé, ele ainda realizou um upgrade da parte interna do garfo para melhorar o desempenho. Ele, o proprietário, afirma que a suspensão funciona bem.

Pessoalmente, considero o visual e a construção desses garfos da brasileira Proshock bastante ultrapassados, me lembrando minhas primeiras Marzocchi do início da década de 90, que inclusive pareciam mais bem acabadas!

Retornando ao tema principal do post, o resultado da transformação foi uma bike extremamente divertida de se pedalar e apta a ultrapassar qualquer obstáculo.

Se você, blog-leitor do P29BR, tiver dúvidas ou quiser dicas de conversão, deixe seu comentário, todos serão respondidos.

Keep 29eriding!

12 comentários:

  1. Adil, se possivel de uma olhada na Revista Pedal Edição 54.(antiga Zé Pedal)

    A autora do texto se chama Andréia Exposito.

    Não gostei nadinha do que eu li e vou mandar um email reclamando, por que não te consultaram para fazer a matéria.

    O site da revista esta desatualizado. www.revistapedal.com.br

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  2. Qual a vantagem de se usar 29" na frente de 26 atrás?
    Menos curso de suspensão dianteira?
    Mais conforto?

    E uma 69ers? Mais agilidade em trilhas e mais torque?

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  3. Então, Luiz, esse tema 96er pede um post exclusivo mostrando as qualidades e defeitos das adaptações.

    Já estou escrevendo e em breve subo o texto no blog.

    Te agradeço pelas sempre valiosas contribuições e principalmente por estar atento às notícias que sempre me manda.

    Abs,

    Adil

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  4. Adil,

    Boa Noite,

    Sei que este não é o espaço para isso, mas como lhe falei anteriormente adiquiri uma Specialized Stumpjumper 29er", e estou com uma Giant Anthem-Full(L)-2008, com peças muito novas e top, para vender.Se tiver alguém interessado por favor peça para entrar em contato pelo e-mail cesarbran@bol.com.br.

    Desde já me desculpe e aguardo contato.
    Abs,

    Cesar Brandão

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  5. Nossa, isso sim é uma gambiarra...rs.. alem de ficar horrivel...

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  6. Olá Adil,

    Tenho uma dúvida quanto 29"er, talvez possa me ajudar.

    Esses aros são os mesmos clincher das bikes de estrada?

    Pode-se colocar esse tipo de pneu em uma roda clincher, ou os aros 29er são mais largos?

    Não achei em lugar (internet) nenhum os VZAN Two Niner ainda..

    Um abraço,

    Vinicius

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  7. Oi Vinicius,

    Obrigado por ler e participar do P29BR!

    Os aros das 29ers tem exatamente o mesmo diâmetro dos aros de estrada, entretanto devem ser mais largos, caso contrário existe o risco do pneu saltar para fora nas curvas.

    Os VZAN Two Niner ainda não foram lançados comercialmente, mas se você precisar posso conseguir um par para te vender.

    Abs,

    Adil

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  8. Adil, sei q o assunto ta parado ha um bom tempo, mas to me interessando pelas 29er, mas gostaria de economizar um pouco na montagem desse primeira 29 pra poder sentir a bike e poder investir mais depois q tiver aproveitado bem. Lendo sobre a conversão vi q a suspensão dianteira é a msma q tenho em minha bike 26, é possivel usa-la com roda 29 e pneu pra trilha?

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  9. Olá Blog-leitor,

    Você fazer uma simples conversão colocando uma roda maior na frente da sua bike, pode alterar negativamente o desempenho da sua bike, uma vez que os ângulos da caixa de direção e do tubo do selim ficarão mais relaxados. Para completar essa suspa híbrida da Proshock funciona mal e apresenta uma flexão exagerada, principalmente com uma roda de maior diâmetro. Por tudo isso, não recomendo você começar assim seu contato com as 29ers.

    Estão chegando ao mercado quadros baratos como o da MOB e da Hupi, além disso, você vai precisar de uma suspensão ou garfo rígido específicos para o aro 29", além das rodas e pneus. De resto, você pode reaproveitar os componentes da sua bike atual.

    Abs,

    Adil

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  10. vlw wpela dica Adil...
    meu projeto inicial seria montar a bike com quadro canadian xx nine q ta num preço bom ( mas vou esperar pra ver o preço do Mob e Hupi, no futuro penso em um Carve) suspensão First e rodas everest; cambio, freios, pedivela e outros componentes vou usar da minha 26.
    vc sabe me falar se tem algum bike shop proximo a Jundiai onde posso fazer um teste drive numa 29er?

    Obrigado

    Arlei

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  11. Olá Arlei,

    Ainda pesquisando e neste momento exato não tem nenhuma bike shop em Jundiaí com 29er para teste.

    De todas as formas, tenho certeza que não vai se arrepender em trocar a sua aro 26".

    Abs,

    Adil

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  12. Entrei em contato com o pessoal do Pedal Urbano, vou dar uma passada pra conhecer a Carve e ver se consigo dar uma voltinha numa.
    Mas pelo que andei pesquisando quem andou em 29 gostou e muito, acho q serei mais um, ja ate to negociando o meu quadro Caloi Elite 2.7...rsrs

    Muito obrigado pela atenção!

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