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terça-feira, 24 de março de 2009

P29BR PREVIEW - Niner Carbon Fork

Uma obra de arte concebida em carbono!

Como já havíamos adiantado em um post anterior (http://projeto29brasil.blogspot.com/2009/02/p29br-news-garfo-de-carbono-niner-o.html), a Niner Bikes, empresa expoente no mundo 29er vinha se dedicando a desenvolver um garfo totalmente em carbono (dos dropouts ao tubo de direção) exclusivamente para as Rodas Grandes.


Agora veio o anúncio, o novo produto que estará sendo oficialmente vendido a partir de maio, pesa míseros 550 gramas e já promete se tornar um marco, tanto em desempenho, quanto em design.

Em minha opinião, que já expressei antes, trata-se simplesmente do Produto do Ano no mercado internacional de mountain bikes aro 29.



A maneira como as camadas de fibra estão dispostas chega a ser impressionante se integrando ao grafismo do garfo, que será disponibilizado em 10 cores, combinando com os quadros produzidos pela marca, mas, é claro, mesmo que você não seja proprietário de uma Niner fatalmente uma das versões do produto terá tudo a ver com seu quadro!


Esse garfo, que foi dimensionado para suportar bikers com peso máximo em torno dos 108Kg, é exclusivo para freios à disco com suporte post mount e rotores de 160mm. Além disso, apresenta um offset de 45mm e 470mm de altura, medidas que segundo a Niner irão potencializar as qualidades do formato 29er.


Enquanto maio não chega...vá sonhando!

Keep 29eriding!

8 comentários:

  1. Agora vou começar a guardar meu suado dinheiro com um objetivo bem claro e especifico,e eu acho que via ser muito dinheiro diga-se de passagem.A parte que mais me animou foi a de que ele foi desenvolvido para bikers de até 108 kg,ainda tenho 6kg de equipamento para poder vestir sem susto .

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  2. Muito bacana esse Garfo.
    Vai vir em alguma Niner ja instalado também?

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  3. Olá Adalberto,

    Obrigado por ler e participar do P29BR!

    Posso te garantir que seu investimento vai ser recompensado!

    Abs,

    Adil

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  4. Olá Luiz,

    Sim, as Niner vão oferecer a opção do garfo de carbono como equipamento de linha também.

    Ficaremos de olho!

    Abs,

    Adil

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  5. Boa tarde Adil,

    Interessante esse garfo, mas fico cheio de dúvidas...

    Não seria um equipamento mais voltado para provas de maraton, sem trilha?

    Em uma prova de XC, com trilha, não seria mto cansativo e desconfortável um garfo sem suspensão? Será que as rodas 29 tem poder de absorção de impacto TÃO maior assim que as 26?

    Esses garfos rígidos não estariam mais limitados ao uso de pneu largos, do tipo, 2.35, 2.4?

    Será que com pneus mais estreitos não ficaria deixando a desejar no amortecimento?

    P.S> O que é aquela sua mesa com dois locais para colocar o guidão? É isso mesmo ou estou a tanto tempo na frente do pc que não estou vendo bem! rss

    Abraço, Euler

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  6. Olá Euler,

    Mais uma vez obrigado por acompanhar o P29BR.

    Vamos aos fatos:

    Já andei com outros garfos de carbono, mas nenhum projetado como esse. Não posso te responder ao certo como ele irá se comportar em cada tipo de terreno, mesmo assim, promete muito.

    É fato comprovado que as rodas de 29 polegadas absorvem muito melhor os impactos que as menores de 26, por isso, o uso de um garfo rígido com as rodas grandes por si só já faria sentido.

    Dependendo da maneira como as fibras de carbono estão dispostas, sua densidade, etc, o garfo poderá ser mais ou menos rígido, mais ou menos absorvente aos impactos.

    Para as Epic Rides, ou seja, aquelas saídas em que você vai para explorar novas e desconhecidas trilhas por longos kilometros, o garfo pode vir a ser desconfortável. Nesses casos o que se recomenda é uma bike all-mountain de suspensão integral e pelo menos 5 polegadas de curso.

    Já para o XC competitivo, um garfo de carbono bem cosntruído, aliado às rodas de maior diâmetro, pode definitivamente representar uma vantagem.

    Os pneus não são um fator limitante, mas te adianto que é divertido andar com meu Schwalbe 2.4 na dianteira, entretanto nada te impede de usar um 1.9 e ainda sentir um relativo conforto.

    Volto a bater na tecla de sempre, os pneus convertidos para rodar sem câmara são fundamentais para se maximizar o desempenho dos garfos e quadros rígidos. NoTubes neles!

    Falando da minha mesa, trata-se do conjunto VRO da marca alemã Syntace, minha predileta para guidões e mesas. Ela é ajustável e extremamente leve, permitindo uma sintonia fina do posicionamento do biker em qualquer quadro. Ela não tem dois locais para fixação do guidão, mas pode ser montada tanto com o guidão para cima, quanto para baixo (como no meu caso).

    Abs,

    Adil

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  7. Boa noite Adil!

    Sua resposta condiz com a idéia central do pensamento que eu tinha, tudo que voce disse faz muito sentido, mas ainda fico com o pé atrás em algumas coisas como o funcionamento desse garfo rígido. Na verdade acho que falta é experiência em 29ers! Que voce tem bastante! Por isso acho que é uma referência para quem está interessado no modelo.

    Hoje mesmo eu participei de uma prova de marathon de 48km, tudo em estrada de terra, e apesar de erosões de chuva, pedras, etc, acho que seria uma GRANDE vantagem levar menos 1Kgna frente, o que em muito pouco deterioraria o desempenho, na questão abosorção de impacto, para esse tipo de prova em estradão...

    Mas uma coisa que me incomoda é a seguinte: eu não sou muito fã de ficar mechendo na bike, trocando peça pra provas espcíficas.
    Antes de gostar de alguma modalidade em específico, eu gosto de pedalar com a natureza, mais voltado à resistencia (com adrenalidad diluída..rss) do que down hill, 4 cross, etc (com adrenalina concentrada..rss), então uma bike hard tail para trilhas e estradas atende-me muito bem, mas fico realmente encucado com o desempenho de um garfo rígido em trilhas...
    Até porque ele é praticamente reto, e por mais que analisemos alinhamento de fibra, densidade (concordo com voce em tudo isso) acho difícil tem um amortecimento relativamente razoável ao que foi proposto pelo modelo... Eu tinha um garfinho de speed que era show, da Kinesis, de carbono, trabalhava mto bem para o que se propunha, mas ele era curvo no último terço, teoricamente funcionando como um braço de alavanca, o que, ao meu ver, possibilitava ele trabalhar um pouquinho na vertical e absorver pequenos impactos. Andei com garfos aero retos da Giant e não chegava perto do meu ex-garfo...

    Mas acho que o negócio é esperar mesmo né... acho que nesse nível de desenvolvimento ninguém iria lançar um garfo comercialmente se ele não fosse bom para o que se propõem, teria morrido na fase de protótipo...

    Se for uma coisa boa vou ser o primeiro a querer um em minha futura 29er!! rsss Afinal poderia ter chegado umas posiçoeszinhas na frente com um quilo a menos pra carregar não é?? rsss

    Abraço!

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  8. Olá Euler!

    Seu raciocínio e sua desconfiança são legítimos!

    Neste final de semana, voltei às origens e fiz 40 Km de estradão com uma aro 26 sem qualquer suspensão. Cheguei ao final com os braços "destruídos". Me pergunto como os pioneiros do Mountain Biking suportavam essa condição nos primórdios do nosso esporte.

    Com as rodas grandes, tudo pode ser diferente, mas...realmente o garfo rígido por melhor que seja, pode não ser um opção 100% viável para todo tupo de terreno.

    De todo caso, é tudo especulação no momento. Te prometo que vamos andar com um Niner assim que possível e, então, dar uma opinião com maior embasamento.

    Obrigado pela valiosa colaboração ao blog!

    Abs,

    Adil

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