Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 4 de março de 2009

P29BR RUMOR - Chegando um modelo 29er da Giant

29 razões para um Gigante.

A Giant, um dos "gigantes" da indústria mundial de bicicletas, finalmente acenou em direção ao movimento 29er.

De maneira pouco comum, mas numa ação bastante interessante, na última sexta-feira a Giant publicou em seu profile no site de relacionamentos Facebook dois desenhos do que deve vir a ser a primeira hardtail de Rodas Grandes da marca, a ser adicionada à linha 2010.


De acordo com os esboços, o quadro seria construído com tubos de alumínio moldados pelo processo de Hydroforming, o que por si só já garante um visual dos mais agradáveis e modernos. O seat tube (tubo do selim) seria ligeiramente curvado, seguindo um padrão já adotado pela rival Specialized. De acordo com outra das tendências internacionais recentes para o formato, o head tube teira duplo diâmetro, ou seja, 1 1/8" (oversized) na parte superior e 1 1/2" (superoversized) na parte inferior, permitindo o uso do novo garfo Marzocchi 44, hoje ainda uma exclusividade da Niner Bikes, mas que estará disponível para outras fábricas e consumidores comuns em 2010.


Uma versão singlespeed (mais uma forte tendência de mercado) também estaria a caminho.

Um fato interessante, é que enquanto isso, aqui no Brasil, a Caloi já está em fase final de produção de um modelo 29er, ou seja, temos também que parabenizar a indústria nacional por enxergar o movimento 29 antes ainda que grandes marcas mundiais.

2010 seguramente será mais um ano promissor para o crescente número de amantes das "rodonas".

Keep 29eriding!

4 comentários:

  1. Adil

    Caso não se importe irei tirar algumas duvidas com vc.
    Irei montar minha 29er em breve,estou pesquisando muito antes e o que reparei que os quadros existentes no mercado são caros.Ex: de um "KHS alite team 29" sendo assim comparei o msm KHS alite 1000 para MTB,e o que percebi que as medidas inclusive geometricas são praticamentes iguais..
    Então te pergunto,teria cm montar uma 29er com um quadro de MTB???
    PS: iria usar o garfo rigido de carbono da pAzzas!!

    Grd abraço

    Engº Mauro Maio

    ResponderExcluir
  2. Olá Engº Mauro

    Infelizmente os quadros não são baratos, mas realmente você vai precisar de um modelo 29er específico, por duas razões, geometria e o comprimento/largura dos chainstays. Você não consegue colocar de maneira satisfatória pneus de 29 polegadas de Mountain Bike num quadro que não seja especificamente projetado para isso.

    Desconsidere as medidas do quadro Alite Team 29 da KHS, ele é o pior exemplo que você poderia escolher. Uma 29er legítima tem medidas muito distintas de uma 26er normal.

    Garfos de carbono vão muito bem com as 29ers, em virtude da maior dose de amortecimento dos nossos pneus.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  3. Adil

    Eu denovo.. rs!
    Meu projeto é montar uma 29er "single" mas ai vem á duvida novamente..
    O quadro tem que ser especifico para single?
    pois caso não seja como irei esticar a corrente haja visto que o encaixe dos quadros "normais" não tem espaço para tal regulagem?

    Att

    Engº Mauro Maio

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá, Mauro!

    Sou louco por singlespeed, é o tipo de bike onde você consegue resgatar a essência da pedalada e ainda melhora tecnicamente como ciclista.

    Você não precisa comprar um quadro single puro, existem no mercado internacional várias opções de esticadores de corrente que são parafusados na gancheira de câmbio, eles são totalmente eficientes e resolvem perfeitamente seu problema, além de custarem em torno de U$ 20,00.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR