Procure nos arquivos do P29BR

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

P29BR 29ER NEWS / Chegando a nova 29er em fibra de carbono da Giant

Carl Decker pediu, a Giant produziu.

O piloto americano Carl Decker pode ser considerado um multiesportista de sucesso. Nos últimos cinco anos foi Campeão Americano de Estrada, com vários triunfos dominou seguidamente o cenário Americano de Singlespeed e Super D, além de dois grandes títulos considerados "extra-oficiais", mas não menos importantes, o Mundial de Singlespeed em 2008 e o Mundial de All-Mountain em 2010. Para completar seu já extenso currículo, "Deckerator" ainda participa regularmente de provas de Rally como piloto.

No Mountain Biking, Carl - que compete sob as cores da Giant e é mais um fanático por 29ers, como todos nós - pedalou em 2010 um protótipo da recém-lançada Anthem X 29er, com a qual venceu o Downieville Classic, considerado o Campeonato Mundial de All-Mountain, prova disputada em duas etapas na cidade de californiana de mesmo nome. No primeiro estágio os competidores encararam quase duas horas de XC, no segundo dia um DH de incríveis 45 minutos de duração média. O detalhe interessante é que os competidores não podem modificar nada nas bikes de um estágio ao outro, por isso devem escolher antes um setup que seja eficiente em ambas as modalidades. A soma dos tempos nos estágios define o vencedor.


Carl Decker que é um piloto acostumado a pedalar sua full suspension de rodas grandes, pediu à Giant que desenvolvesse uma máquina de competição rígida, também 29er, para que pudesse disputar provas mais rápidas como os Short Tracks e mesmo competir em alguns circuitos de XC. Começava então a nascer a novíssima versão em carbono da Giant XTC 29er.

O novo quadro mostrado num vídeo recém divulgado pela fábrica segue várias das correntes experimentadas e comprovadas pelos principais concorrentes. Assim como aconteceu com a plataforma 29er em fibra de carbono da Scott, o modelo da Giant também empresta tecnologia da linha de estrada, neste caso da Giant TCR Advanced. O head tube conificado, suporte para freio do tipo post mount e o central do tipo Press Fit são outras das funcionalidades encontradas nos modelos em carbono dos principais players do mercado de 29ers. A inovação no caso da Giant fica por conta dos chain stays de perfil retangular e totalmente assimétricos, além de um downtube extremamente robusto.



A fábrica não forneceu informações mais detalhadas sobre o projeto. Por enquanto apenas Decker será o privilegiado a pedalar uma XTC 29er Carbon, que deverá ser lançada comercialmente no decorrer de 2011.

O desejo de Carl contar também com uma hardtail deixa claro que aqueles que começam a andar de 29er raramente voltam para o aro 26, além de enfatizar as qualidades de uma rabo-duro equipada com rodonas. Acho que todos estamos contaminados pelo mesmo vírus!

Keep 29eriding!

2 comentários:

  1. Quando eu digo que as 29er são bikes multipropósito neguinho acha que eu não conheço Dh ou XC... he he he. Sem falar que a bike é de fibra de carbono, tudo bem que o piloto é peso pena, mas o terreno é extremo.

    Muito bacana essa bike Adil!

    Eu como fã da SPZ ja vi relatos do Conrad "caveman" Stoltz levando vice campeonato em prova de DH a bordo de sua Epic (com um impagavel paralama feito de embalagem de doces...he he).

    ResponderExcluir
  2. Um ano e 6 meses depois a Giant investe em uma nova Full 29er. http://www.youtube.com/watch?v=Jwe6tNc9TMs&feature=youtu.be

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR