Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 9 de março de 2012

P29BR 29ER WAR OF WHEELS / Em 2013 esquenta a Guerra das Rodas

Tendências da Taipei International Cycle Show 2012

Na feira que está sendo realizada agora em Taiwan, antecipando o que acontecerá no mercado internacional em 2013 e 2014, uma tendência surge com uma força surpreendente, as mountain bikes equipadas com rodas de 27.5 polegadas.



O formato intermediário entre o aro 29 e o 26 demonstra desde já que deixará de ter um papel de coadjuvante para transformar-se em um dos protagonistas de uma "guerra" que promete esquentar com base nos lançamentos de equipamentos, componentes e bikes das linhas 2013 de muitas marcas representativas e algumas grandes fábricas de bicicletas.

De acordo com a fonte do P29BR na feira de Taipei, ao contrário do que ocorreu com as 29ers que demoraram alguns anos para se consolidar e, como vemos hoje, ganhar a aceitação ampla dos fornecedores de pneus, rodas e garfos, o formato 27.5 chega com tudo para o próximo ano amparado pelo apoio irrestrito de fornecedores do porte de DT Swiss, WTB, Hutchinson, Manitou, Sun Ringle, American Classic, Fox, Magura, Rock Shox, Kenda, Maxxis, Schwalbe e Continental entre outros. Está havendo pouca ou nenhuma resistência dos fabricantes em apresentarem suas peças, inclusive há claros indícios de que começa uma corrida para atender a solicitação de vários dos grandes nomes do mercado.



Marcas como a KHS, que antecipou as tendências e já oferece cinco modelos de linha com rodas intermediárias, estão comemorando.



O P29BR realizou uma experiência com as rodas 27.5 em 2010 (http://www.29er.com.br/2010/10/p29br-29er-comparision-29-x-275-x-26.html), contudo com as boas novas chegando do oriente, começo a pensar agora em um novo teste, quem sabe com uma bike de linha e componentes de alta qualidade.

Keep 29eriding!

19 comentários:

  1. "Chama a mãe que o pai tá doido!"

    Adil, agora falando sério, estreei minha Rockhopper 29 comp ontem à noite! Fiquei muito satisfeito com o conjunto. A única troca que fiz foi os pneus, troquei os originais pelos continentais King race, a bicicleta rola macia e firme, estou realmente muito satisfeito. A única alteração que precisarei fazer é na mesa e guidão, tenho que colocar uma mesa um pouco maior e um guidão curvo! Adil muito obrigado pela sempre disposição em nos ajudar!

    ResponderExcluir
  2. Aqui neste texto um comparativo sobre o desempenho dos formatos 26". 27,5" e 29er.(em italiano)
    http://www.29pollici.com/news/4-tecnica/543-la-vita-e-una-ruota-ma-quale

    ResponderExcluir
  3. affffffffff e eu todo feliz montando uma 29' com peças escolhidas a dedo. já vou ficar desatualizado antes de finalizar a bike.....

    sergio murilo
    bikecaceres.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei porque desatualizado, afinal as 29er estão vindo com tudo. Creio que seja dificil as 27,5 tomarem o lugar delas.

    ResponderExcluir
  5. http://bicycling.com/blogs/thestraightdirt/2012/01/26/prepare-for-the-650b-wheel-size-revolution/

    Este artigo reforça o que o Adil está falando. Vem uma enxurrada de produtos, bikes p/ 650B. Acredito que vamos ter os 3 tamanhos num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal,

    Sinceramente penso que se a 27.5 vai eventualmente tomar uma parcela do mercado, o grande impactado será o aro 26, e não o 29. As 29ers estão hoje totalmente consolidadas e em franca expansão.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  7. Acredito que haverá espaço para todas, afinal cada uma (26, 650B e 29) tem a sua proposta e cada pessoa tem seu gosto pessoal. O Brasil está se tornando um mercado ciclístico cada vez mais exigente e ter as 3 configurações de roda vêm somente a acrescentar. Que venham as 650B tbém!

    ResponderExcluir
  8. Com certeza as 27,5 vão tomar mercado das 26 e não das 29 er.Abriga vai ser interessante.

    ResponderExcluir
  9. Adil,acho que as 27,5 não vão tomar mercado das 29 er e sim das 26.Vai ser interessante de se ver.Talvez num futuro próximo MTB aro 26 irão ser minoria.

    ResponderExcluir
  10. Conversando com amigos de pedal é unanime a compra de uma bike roda 29.

    Acho que 27.5 vem mais pra somar doque tomar lugar, vai da preferencia de cada um, depois de testar e ver quais as diferenças de performace.

    Particularmente, eu ainda quero uma bike 29, mas não vou abrir mão da minha bike 26 atual... a bike 27.5 pramim não tem diferença suficiente pra empolgar comprar uma.

    Vamos acompanhar o mercado mundial!!!

    Por enquanto Viva as roda 29!!!

    ResponderExcluir
  11. Tenho minha aro 26 e com certeza ainda terei minha 29er.
    Esse novoo formato não me empolga nem um pouco.

    ResponderExcluir
  12. Agora a pouco, Nino Schulter venceu a 1ª etapa usando 27,5, seguido de perto do Burry Standler e Manuel Fumic, ambos de 29er.

    Creio que as 26" vão demorar para sair de mercado e as 29er ja provaram seu valor. Que venham as 650b-26 1 1/2 27,5 e barrafortes tunadas...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ganharia até com uma aro 24. A multiplicidade de formatos é puro marketing. Pouca diferença faz para a maioria dos ciclistas.

      Excluir
  13. Olá Luiz,

    Por "bikes das linhas 2013 de muitas marcas representativas" que eu escrevi no texto, você pode incluir a SCOTT.

    São as rodas grandes transformando o mountain biking e sepultando as hardtails aro 26".

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Paulinho!

    Concordo plenamente!

    A bicicleta é um mero coadjuvante, quem faz e sempre fará a diferença REALMENTE perceptível é o ciclista!

    ResponderExcluir
  15. Muitos são conservadores e preferem permanecer nas 26, como um amigo meu comentou, "qual a graça d passar reto por cima das pedras e raizes? eu quero é ter q levantar a dianteria e superar no pedal, na técnica!" por outro lado outros não resistem as novidades alem de comprovarem as vantagens. O certo é q o mercado ñ arriscará perder os fieis das 26, assim como em breve não apenas quadro e suspensões serão específicos p 27,5 e 29, mas até grupos específicos d componentes vai haver. A meu ver medidas específicas de rodas favorecem mais o lado de quem compete, um tipo d bike p cada pista, e talvez assim como na fórmula 1 tenham q impor limitações, antes q venham com o aro 28,3 oitavos e algum louco argumente q pilotos não precisem mais ter técnica. A verdade é q eles criam os brinquedos e nós não resistimos... O lance e escolher o q nos faz sentir bem, se eu pudesse teria as 3!

    ResponderExcluir
  16. Olá Silvano,

    Obrigado por deixar sua opinião, concordo com ela.

    Abs,

    Adil

    ResponderExcluir
  17. "Always going UP, Never go Down"

    Ví o post do Tuquinha aqui e comprei um par de pneus continental também, só que comprei o speed race e nao o king. tou esperando chegar a minha camara. que pressão está usando?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR