Procure nos arquivos do P29BR

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

P29BR BEST IN SHOW / Os melhores da Brasil Cycle Fair 2013: Kona Process 153

Conheça os Eleitos do P29BR.

O já tradicional e desejado selo "Best in Show" instituído pelo P29BR no ano passado, é a chancela do Projeto 29 Brasil aos melhores produtos expostos na Brasil Cycle Fair, aqueles que merecem de fato um destaque e apresentam suficiente potencial para justificar um eventual investimento por parte daqueles que curtem bicicletas e afins.

Em termos de mountain bikes de performance, a mais importante feira do setor na América Latina foi completamente dominada pelos modelos equipados com rodas grandes, de 27.5 e 29 polegadas. Uma forte tendência evidenciada em 2012, que se confirmou plenamente agora na edição 2013.

Neste ano, 5 produtos foram agraciados com o selo "Best in Show" do P29BR, uma full suspension, uma hardtail, uma bike de estrada, uma fat bike e um novo conceito em componentes.

BIKE DA FEIRA / MELHOR FULL SUSPENSION

A ELEITA: Kona Process 153


Durante a década de 1990, com o boom do Mountain Biking, a Kona, pelas mãos do lendário Joe Murray, se consolidava como uma das mais inovadoras marcas, apresentando produtos cheios de diferenciais, experimentando com materiais diversos e investindo em conceitos até então inexplorados, como o sloping top tube, bikes com o tubo superior acentuadamente inclinado, bem como apostando em modelos com a traseira curta, características hoje presentes no projeto das mais modernas e eficientes mountain bikes com rodas grandes do mercado.

Em nosso país, no decorrer da última década a Kona ganhou fama no segmento mais extremo do esporte, com um vasto portfólio de robustos modelos com suspensão integral, é hoje "top of mind" entre os praticantes brasileiros de Downhill. Para completar, por conta de uma parceria de longa data com o piloto Djone Fornari, há alguns anos a marca é presença constante nos pódios das grandes provas de DH brasil afora.

Ainda hoje, o peso é o principal argumento para a venda de bicicletas de performance no Brasil, contudo a evolução do Enduro, uma apaixonante modalidade que carrega a essência do Mountain Biking em seu DNA e avança a passos largos na Europa e Estado Unidos, pode de certa maneira modificar a forma de se vender bike por aqui. O número de praticantes cresce exponencialmente no país, as primeiras provas já estão acontecendo e, em breve, um circuito nacional deve se tornar realidade.

O piloto de Enduro necessita de uma full suspension ágil e rápida para os sempre técnicos trechos cronometrados, bem como uma bike eficiente na pedalada no momento de vencer os deslocamentos. São mandatórias e previstas no próprio regulamento desse tipo de competição, suspensões de longo curso. Confiabilidade no equipamento é fundamental. As características em questão, se encaixam com perfeição na nova Kona Process 153, escolhida pelo P29BR a "BIKE DA FEIRA" e a "MELHOR FULL SUSPENSION" do evento.

OS MOTIVOS

Quando do seu lançamento, a Process foi aclamada pela imprensa especializada internacional como um modelo que definia um gênero. Uma full suspension que agora chega redesenhada na linha 2014 da Kona, prometendo ainda mais. Equipada com um pacote de componentes interessantíssimo, é uma bike que oferece absolutamente tudo o que busca um piloto de Enduro.

A Process está disponível em três versões, a 111, a 134 e por fim a 153. Como você leitor já deve estar suspeitando, esses números dizem respeito ao curso em milímetros da suspensão traseira em cada uma delas. A 111 utiliza rodas de 29 polegadas, enquanto que na 134 e na eleita 153 as rodas são de 27.5 polegadas.


Para 2014 a Kona optou por manter um top tube longo, mas preferiu diminuir em 20mm o comprimento da mesa, são agora 40mm, assim acredita que o piloto pode se beneficiar de uma posição mais agressiva sobre a bike, ao mesmo tempo que ganha em controle nos trechos técnicos.


Mesmo com o ângulo de tubo de direção relativamente relaxado, 66.5 graus que permitem à bike engolir com propriedade os obstáculos, seus chain stays curtíssimos de apenas 425mm aliados mais uma vez à mesa compacta e a longo top tube, tem por propósito manter o peso do piloto bem distribuído entre os eixos, favorecendo uma rápida retomada de velocidade, sem prejudicar o desempenho do conjunto em subidas.


A transmissão SRAM X-7 com 20 velocidades e pedivela 36/24 tem a configuração considerada ideal pelo P29BR para esse tipo de bike.


A Kona acredita na simplicidade do sistema de suspensão traseira utilizado há muito tempo em suas full suspensions, o single pivot. Resultado anos de aprimoramento, o sistema de links desenvolvido especialmente para a nova Process foi batizado de Rocker Independent Suspension. Inteligente, sem perder a simplicidade, é uma suspensão projetada para oferecer uma curva de compressão bastante progressiva e eficiente nas descidas, ainda que trabalhe "alta" para garantir a eficiência da pedalada.


Outra característica emblemática dos modelos da Kona, a robustez construtiva, está bastante viva na Process. Seus pivôs, 12 pontos que podem ser ajustados com um chave allen de 8mm, são superdimensionados, perfeitos para resistir aos abusos de um uso mais extremo da bike, condizente com as provas de Enduro.


Na dianteira a mais festejada suspensão do momento, a RockShox Pike com steerer tube tapered, eixo passante de 15mm e 160mm de curso.


Fundamental para qualquer bike da categoria All Mountain, o canote telescópico na Process é um KS DropZone com alavanca remota no guidão. Os modelos da KS, entre os mais confiáveis do mercado, infelizmente ainda não vendidos avulsos nas lojas brasileiras.


Os pneus são os Maxxis High Roller II convenientemente montados em aros WTB de seção larga que podem ser convertidos para tubeless. Completam o pacote os respeitáveis freios Shimano Deore com rotores de 203 e 180mm, na dianteira e traseira respectivamente.


A bike de grafismo super atual fica ainda mais elegante com o roteamento interno dos cabos de câmbio.


A Kona oferece ainda a bike na versão DL, mais cara, contudo esta Process 153, que tem preço sugerido de 16.399 Reais, conta com um conjunto muito inteligente e super equilibrado, um modelo pronto para qualquer prova de Enduro ou para seu divertimento nas trilhas mais desafiadoras, morro abaixo ou acima. A Kona Process 153 é a grande Eleita do P29BR na edição 2013 da Brasil Cycle Fair.

Keep 29eriding!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR