O já tradicional e desejado selo "Best in Show" instituído pelo P29BR no ano passado, é a chancela do Projeto 29 Brasil aos melhores produtos expostos na Brasil Cycle Fair, aqueles que merecem de fato um destaque e apresentam suficiente potencial para justificar um eventual investimento por parte daqueles que curtem bicicletas e afins.
Em termos de mountain bikes de performance, a mais importante feira do setor na América Latina foi completamente dominada pelos modelos equipados com rodas grandes, de 27.5 e 29 polegadas. Uma forte tendência evidenciada em 2012, que se confirmou plenamente agora na edição 2013.
Neste ano, 5 produtos foram agraciados com o selo "Best in Show" do P29BR, uma full suspension, uma hardtail, uma bike de estrada, uma fat bike e um novo conceito em componentes.
DESTAQUE DA FEIRA
A ELEITA: KHS 4 Season 3000
"Uma bicicleta onde tudo é superdimensionado": pode até parecer uma forma simplista de caracterizar uma Fat Bike, contudo o formato criado no Alasca em 1999 pelo experiente ciclista Mark Gronewald, é hoje, 14 anos depois, sucesso de vendas e grande coqueluche no mercado americano de mountain bikes.
O fato curioso a respeito do conceito de Fat Bike, é que atualmente em termos de geometria esse tipo de bicicleta se aproxima muito de um modelo tradicional com rodas de 29 polegadas, por outro lado, usa pneus de 26 polegadas, alguns com largura de mais de 100mm e laterais proporcionalmente altas, que concentram um grande volume de ar, podendo ser calibrados em segurança com menos de 10 libras. Os superpneus com diâmetro extermo similar aos de uma 29er, funcionam como uma suspensão, ainda que sem um controle de retorno, fazem a bike quase que "flutuar" qualquer seja o terreno segundo quem já experimentou.
OS MOTIVOS
Única Fat Bike exposta na feira, a KHS 4 Season 3000 foi sem dúvida a maior atração do belo stand da KHS. Seu quadro é caracterizado por um robusto top tube inclinado com uma curva acentuada nas proximidades do seat tube.
Keep 29eriding!
Deve ser massa fazer cicloturismo com uma bike dessas.
ResponderExcluirBike bacana mais desenvolvida para andar na neve ....
ResponderExcluirOlá Bicicletada,
ExcluirNão é uma bike exclusivamente de neve. Inicialmente, o formato foi de fato pensado para pedaladas em ambientes gelados, mas com sua evolução, hoje as Fat Bikes levam o piloto para qualquer lugar...e são BEM divertidas.
Abs,
Adil
Pedal não deve render nada nesta bike.
ResponderExcluirEssa merece um "shut up and take my money!"
ResponderExcluirAndei nessa bike e confesso que fiquei numa coceira danada de comprá-la, como uma segunda bike ou bike de treino.
ResponderExcluirEla é um pouco mais pesada, é verdade, mas sem sombra de dúvida uma das bikes mais divertidas que eu já andei. Nas descidas as rodonas embalam muito e passam por cima de tudo brincando: erosão, tocos, pedras...Na subida, tem que ter perna pra subir, mas ela traciona em todo tipo de terreno. Brincando numa pista de XC, consegui passar em todos os lugares que minha bike normal passa e subir pedalando sentado, onde só se sobe embalado com uma bike normal.
Essa bike está sendo comercializada pela Sportix.
https://www.sportix.com.br/produto-detalhes/khs-4-season-3000-fat-bike/760/
Olá Rodrigo,
ExcluirMinha segunda bike é uma Fat.
Exatamente como você mencionou, consigo andar com ela em todos os lugares que passo com minha 29er 3Kg mais leve.
As Fat Bikes são muito divertidas e em situações de lama ou areia, até suplantam uma bike tradicional.
Por conta do peso, as pedaladas mais longas podem vir a ser mais cansativas.
Abs,
Adil