Procure nos arquivos do P29BR

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

P29BR BEST IN SHOW / Os melhores da Brasil Cycle Fair 2013: KHS 4 Season 3000

Conheça os Eleitos do P29BR.

O já tradicional e desejado selo "Best in Show" instituído pelo P29BR no ano passado, é a chancela do Projeto 29 Brasil aos melhores produtos expostos na Brasil Cycle Fair, aqueles que merecem de fato um destaque e apresentam suficiente potencial para justificar um eventual investimento por parte daqueles que curtem bicicletas e afins.

Em termos de mountain bikes de performance, a mais importante feira do setor na América Latina foi completamente dominada pelos modelos equipados com rodas grandes, de 27.5 e 29 polegadas. Uma forte tendência evidenciada em 2012, que se confirmou plenamente agora na edição 2013.

Neste ano, 5 produtos foram agraciados com o selo "Best in Show" do P29BR, uma full suspension, uma hardtail, uma bike de estrada, uma fat bike e um novo conceito em componentes.

DESTAQUE DA FEIRA

A ELEITA: KHS 4 Season 3000


"Uma bicicleta onde tudo é superdimensionado": pode até parecer uma forma simplista de caracterizar uma Fat Bike, contudo o formato criado no Alasca em 1999 pelo experiente ciclista Mark Gronewald, é hoje, 14 anos depois, sucesso de vendas e grande coqueluche no mercado americano de mountain bikes.


As Fat Bikes são versáteis. Criadas primordialmente para rodar na neve, se desenvolveram de tal maneira que mesmo com quadro e garfo rígidos, em função dos seus avantajados pneus, dão conta do recado nas mais variadas condições, além disso, são muito divertidas de se pedalar, como afirma Laurent Tarnaud, correspondente do P29BR nos Estados Unidos e já iniciado no mundo das "Rodas Gordas".

O fato curioso a respeito do conceito de Fat Bike, é que atualmente em termos de geometria esse tipo de bicicleta se aproxima muito de um modelo tradicional com rodas de 29 polegadas, por outro lado, usa pneus de 26 polegadas, alguns com largura de mais de 100mm e laterais proporcionalmente altas, que concentram um grande volume de ar, podendo ser calibrados em segurança com menos de 10 libras. Os superpneus com diâmetro extermo similar aos de uma 29er, funcionam como uma suspensão, ainda que sem um controle de retorno, fazem a bike quase que "flutuar" qualquer seja o terreno segundo quem já experimentou.


Em terras americanas a oferta de modelos e componentes já é grande. Por aqui, mantendo uma tradição iniciada com as 29ers, a KHS mais uma vez larga na frente, apresentando sua 4 Season 3000 na Brasil Cycle Fair e já prometendo comercializar em breve as primeiras unidades em solo brasileiro.

OS MOTIVOS

Única Fat Bike exposta na feira, a KHS 4 Season 3000 foi sem dúvida a maior atração do belo stand da KHS. Seu quadro é caracterizado por um robusto top tube inclinado com uma curva acentuada nas proximidades do seat tube.


Para acomodar pneus como os Vee Rubber 26x4.0 da 4 Season, foram criados padrões especiais para cubos e movimento central, muito mais largos, bem como aros igualmente largos e com os furos no lado da transmissão bastante deslocados em relação ao centro, artifícios empregados de modo a garantir a melhor a linha de corrente possível, sem sacrificar o funcionamento da transmissão e o próprio desempenho da bike.


Mesmo com um garfo rígido e mais de 15Kg de peso, o desempenho da bike promete surpreender os céticos. Muito em breve o P29BR irá testar a 4 Season 3000, podendo confirmar a fama das Fat Bikes e consequentemente fomentar o interesse por elas também aqui no Brasil.


Sua transmissão SRAM de 20 velocidades parece adequada aos propósitos e características da bike.


Pelo número de e-mails que o site recebe diariamente com questionamentos sobre o formato, fica clara a enorme a curiosidade dos leitores em relação às Fat Bikes. O preço de venda do modelo ainda não foi divulgado, mas se acompanhar a boa relação custo-benefício da marca, é provável que as primeiras unidades desapareçam rapidamente das revendas. KHS 4 Season 3000, o destaque da feira Eleito do P29BR na edição 2013 da Brasil Cycle Fair.


Keep 29eriding!

7 comentários:

  1. Deve ser massa fazer cicloturismo com uma bike dessas.

    ResponderExcluir
  2. Bike bacana mais desenvolvida para andar na neve ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bicicletada,

      Não é uma bike exclusivamente de neve. Inicialmente, o formato foi de fato pensado para pedaladas em ambientes gelados, mas com sua evolução, hoje as Fat Bikes levam o piloto para qualquer lugar...e são BEM divertidas.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  3. Pedal não deve render nada nesta bike.

    ResponderExcluir
  4. Essa merece um "shut up and take my money!"

    ResponderExcluir
  5. Andei nessa bike e confesso que fiquei numa coceira danada de comprá-la, como uma segunda bike ou bike de treino.
    Ela é um pouco mais pesada, é verdade, mas sem sombra de dúvida uma das bikes mais divertidas que eu já andei. Nas descidas as rodonas embalam muito e passam por cima de tudo brincando: erosão, tocos, pedras...Na subida, tem que ter perna pra subir, mas ela traciona em todo tipo de terreno. Brincando numa pista de XC, consegui passar em todos os lugares que minha bike normal passa e subir pedalando sentado, onde só se sobe embalado com uma bike normal.
    Essa bike está sendo comercializada pela Sportix.

    https://www.sportix.com.br/produto-detalhes/khs-4-season-3000-fat-bike/760/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Minha segunda bike é uma Fat.

      Exatamente como você mencionou, consigo andar com ela em todos os lugares que passo com minha 29er 3Kg mais leve.

      As Fat Bikes são muito divertidas e em situações de lama ou areia, até suplantam uma bike tradicional.

      Por conta do peso, as pedaladas mais longas podem vir a ser mais cansativas.

      Abs,

      Adil

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Recentes no P29BR