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terça-feira, 12 de novembro de 2013

P29BR 29ER BIKE TEST / Caloi Elite 30 X Caloi Elite 20 - Impressões finais

A Elite em busca da elite.

Para a Caloi, o marcante 2013 teve seu ápice com o anúncio da aquisição da marca pela Dorel, conglomerado de atuação global que já controlava Cannondale, GT, Schwinn e Mongoose, entre outras, contudo mais de ano antes da concretização dessa emblemática transação, a principal fabricante nacional de bicicletas passava por um ponto de inflexão em sua trajetória centenária, fato que resultou em uma guinada estartada em 2012, quando a operação da Caloi foi submetida a um conjunto de transformações relevantes em termos técnicos, comerciais, esportivos e de marketing, esforços que culminaram com o lançamento de sua linha 2013, capitaneada pela série Elite de 29ers.


No post "P29BR 29ER BIKE TEST / Caloi Elite 30 X Elite 20 - Parte 1", você pôde conhecer em detalhes os dois modelos, Elite 30 e 20, que passaram por uma minuciosa análise técnica. Desta vez, é o comportamento das bikes que foi para a berlinda.

De acordo com o site da Caloi, a Elite 30 seria "ideal para ciclistas que levam o mountain bike a sério" e a Elite 20 indicada "para quem busca uma bicicleta com as características de uma bike de competição com qualidade e preço acessível". O preço sugerido ao consumidor varia entre 3.999 Reais para a Elite 30 e 2.999 Reais para a 20, concorrendo diretamente com muitas das importadas de entrada e intermediárias. Por conta da Elite 30 apresentar no papel um pacote de componentes interessantes e preço competitivo, na prática seu público consumidor é bastante amplo, gravitando entre entusiastas buscando uma bike para começar a competir e até mesmo competidores interessados num modelo acessível. Já a Elite 20 se credencia como uma substituta para a antiga e comercialmente bem sucedida Caloi Two Niner.


Falando de componentes, a Elite 30 chega vestida com uma suspensão Rock Shox XC30 com hastes de 30mm, 100mm de curso e trava no guidão, transmissão SRAM X-7 de 30 velocidades marcada pelo contestado câmbio traseiro de cage médio e um cassette 11-36, bem como um conjunto de seis peças de qualidade da Crank Brothers, onde vários detalhes anodizados chamam a atenção. São elas: canote de selim, abraçadeira de canote, guidão, mesa, excelentes manoplas e convenientes pedais de encaixe Candy 1. Na Elite 20 o garfo é um RST Omega 29 com os mesmos 100mm de curso, o diferencial aqui são as hastes anodizadas de 32mm, já a transmissão SRAM X-5 de 27 velocidades também está montada com um câmbio traseiro de cage médio, este trabalhando em conjunto com um cassette 11-34. O ponto interessante é que Caloi adotou cockpits igualmente dimensionados para ambas bicicletas, com adequados guidões retos de 680mm de largura, mesas de 110mm e canotes de selim com 400mm de comprimento.


Com números muito similares para os principais ângulos dos tubos e o mesmo comprimento de top tube efetivo, as semelhanças de geometria entre as duas 29ers da Caloi terminam por aí. Além do movimento central mais próximo ao solo na Elite 30, é de fato o comprimento dos chain stays a variável que dita as maiores diferenças de comportamento dela em relação à 20. São apenas 438mm, que aliados a um seat tube curvado e a um top tube também compacto quando comparado à concorrência, resultaram em uma bike que acelera de maneira bastante competente.


Como era de se esperar de uma boa 29er com entre eixos curto, a Elite 30 brilha nos trechos de singletrack, é eficiente e capaz de mudanças rápidas de direção, contudo os mesmos chain stays compactos, que favorecem a pedalada nos trechos técnicos, conspiram contra o piloto nos aclives mais acentuados. Conduzir a Elite 30 em terrenos íngremes, pede que o ciclista ataque as subidas com o tronco bem baixo, colocando mais peso na dianteira da bicicleta. Ao contrário, na Elite 20 mais longa, o peso do piloto fica melhor distribuído entre os eixos, facilitando o ato de pedalar montanha acima a bordo uma bike com mais de 14 Kg de peso, contudo faria mais sentido se o modelo contasse com um cassette de pinhão maior com 36 dentes, até mesmo por conta do público que efetivamente compraria a bike. O P29BR considera os 680mm de largura dos guidões escolhidos pela Caloi, hoje a medida mínima ideal para as 29ers de XC. A despeito da concha do movimento do central medindo somente 68mm de largura em ambos os quadros, nos pedais a rigidez dos dois é satisfatória.

A suspensão RST da Elite 20, mesmo com uma estrutura aparentemente mais rígida e hastes de 32mm, não é capaz de transformar essas características em eficiência na absorção de impactos, transmitindo para os braços do piloto uma parcela considerável dos esforços, seu retorno é rápido demais e não pode ser ajustado. A mola original da Omega 29 é do tipo Hard, muito firme para meus 75Kg, por isso em nenhuma situação foi possível utilizar os 100mm de curso disponíveis, ainda assim a bike se mostrou um pouco mais estável em descidas numa comparação direta com a Elite 30, que por sua vez leva vantagem no desempenho do garfo, a Rock Shox XC30 funciona de forma satisfatória, é mais regulável, dispõe de trava no guidão e vem de fábrica com uma mola de dureza média. Nas descidas, o melhor para o piloto, tanto com a Elite 20, quanto pedalando a 30, é manter o corpo um pouco elevado em relação ao selim, deixando joelhos e cotovelos dobrados.


Os pneus Continental X-King 29x2.2, apesar de competentes e de boa rolagem em terreno seco e solo compacto, passaram a sensação de serem um pouco duros. Mesmo quando calibrados com cerca de 30 libras, a vibração transmitida à bike poderia ser menor, além disso, como de praxe em outros modelos da marca alemã, sua largura real não reflete a largura nominal impressa na lateral do pneu. Montado nos aros VZAN da Elite, o X-King mediu 51mm de largura, ou seja, tem na realidade 2.0 polegadas.


Nas curvas, em função de uma geometria toda particular - seu central mais próximo ao solo, angulação dos tubos e entre eixos compacto - a Elite 30 mostrou-se consideravelmente superior no comparativo, situação onde aflora seu DNA de competição. Já a Elite 20 oferece um desempenho mais neutro em curvas, transmitindo segurança, comportamento condizente com as necessidades do seu público consumidor, ainda que exija do piloto um pouco mais de trabalho de braço no momento de girar o guidão.

Equipam as duas bikes os mesmos freios hidráulicos Elixir 1 da Avid em conjunto com rotores de 160mm. Em ambas, de início as pastilhas se encontravam tão próximas dos rotores que geravam um arrasto indesejado nas rodas. A solução seria sangrar os freios numa oficina, entretanto com uma estratégia bem simples você mesmo pode resolver o problema em casa. Utilizando uma chave torx, comece a desrroquear de forma bem lenta e controlada o parafuso de sangria do manete até que sejam expelidas algumas poucas gotas de óleo, rapidamente aperte o parafuso para evitar a entrada de ar e teste os freios, se o óleo eliminado do sistema não foi suficiente para afastar dos rotores as pastilhas, repita o processo. Como o óleo em questão é corrosivo, utilize sempre um pano absorvente para evitar que as gotas escorram para outras partes. Se possível, use luvas.


A despeito dos problemas iniciais, depois de ajustado, o Avid Elixir 1 cumpriu seu papel, contudo pilotos mais pesados poderão se beneficiar de um rotor maior na dianteira, upgrade cuja viabilidade estaria diretamente ligada à opção do proprietário por rodas mais rígidas do que as originalmente montadas pela Caloi.


Mais do que a discutível opção da fábrica por câmbios traseiros de cage médio, assunto já tratado de a fundo no artigo "P29BR 29ER BIKE TEST / Caloi Elite 30 - A Transmissão", talvez o ponto que mais afaste a Elite de bikes similares das outras grandes marcas do mercado internacional, seja mesmo o quesito montagem. Por exemplo, em ambas as bikes não havia qualquer vestígio de graxa na rosca do movimento central, os cassettes não estavam apertados o suficiente e, principalmente, os raios das rodas da Elite 20 apresentavam tensão aquém da recomendada, causando uma perceptível torção em situações de frenagem mais bruscas ou mesmo na aterrissagem de pequenos saltos. Sendo assim, aos novos compradores seria recomendável uma checada nesses itens antes de tirar a bike da revenda.

Para a Elite 30, num primeiro momento se faz necessário ao menos um ajuste ou upgrade na contestada transmissão, conforme explicado no mesmo artigo. Merecem também atenção especial e uma chave allen de qualidade, os parafusos de 2mm que fixam as tampas por onde entram e saem os conduítes. Caso o proprietário pretenda levar a sério as competições, rodas mais leves e rígidas são mandatórias, essa sim uma troca que resultaria em um decisivo ganho de performance e, quem sabe, meio quilo a menos no peso do conjunto, ou mais.


Aos que escolherem a Elite 20, fica a sugestão da substituição dos pedais de plataforma de fábrica por outros de encaixe. As manoplas originais de grande diâmetro e sem sistema de fixação, não oferecem conforto ao piloto, além de girarem o tempo todo no guidão. Seu selim não ganharia um concurso de beleza, contudo não chega a ser desconfortável e, ao contrário das manoplas, pode ser mantido.


Os pneus Continental X-King não são leves, mas se comportaram muito bem em terrenos secos, por outro lado, em condições de barro perdem muito em eficiência. A tradicionalmente recomendada conversão tubeles seria muito bem vinda em ambas as bikes, para aqueles pilotos que decidirem se aventurar no mundo competitivo.

Como o top tube da Elite é mais compacto numa comparação direta com modelos similares de outros players do mercado, principalmente no caso do quadro de 19 polegadas, talvez fosse interesante incluir pelo menos um tamanho adicional na linha, atendendo melhor aos mais altos e expandindo o público consumidor das bikes.



A Caloi, apoiada pela Dorel, deu recentemente mais um passo fundamental em direção à elite do mercado mundial de bicicletas, contudo trilhar o caminho da busca pela excelência envolve também uma revisão de processos internos, de logística e montagem, entre outros. Esforços que segundo a fábrica já estão em curso e, juntos, podem ser melhor representados pela palavra "evolução". Os abrangentes testes do P29BR com duas das 29ers da linha Elite demostraram que essas bikes possuem um considerável potencial para evoluir. Algumas correções construtivas são necessárias, como a readequação do roteamento dos cabos na Elite 30, bem como a definição da compatibilidade de toda a linha com racks traseiros ou não. A escolha de componentes para os modelos é quase uma ciência, algo que a grande maioria dos consumidores desconhece. As complexas regras para obter e manter os benefícios tributários da Zona Franca, são a principal razão, por exemplo, da Caloi não oferecer bikes equipadas rodas completas da VZAN, produto ainda montado fora de Manaus.

Para 2014, pelo apresentado na recém encerrada Brasil Cycle Fair, a linha Elite não sofreu grandes modificações, apenas alguns bem vindos ajustes, contudo a Caloi expandiu o número de alternativas com rodas grandes, incluindo uma nova linha de entrada batizada de Explorer que substitui com estilo a Caloi 29, esta última ainda usava o antigo quadro da pioneira Two Niner. Para completar, a nova Vitus 29er, um novo modelo posicionado acima da Elite 30.

Depois de mais de 500Km rodados com a Elite 30, o P29BR não hesitaria em recomendar aos leitores a bike de 3.999 Reais, pois junto com um bom pacote de componentes, o modelo conta com uma geometria peculiar, característica esta que lhe garante desempenho e agilidade acima da média na categoria. A bike se comporta tão bem na trilha que faria todo sentido a Caloi seguir o exemplo de outras marcas internacionais e vender também o quadro avulso. A Elite 20, vendida a 2.999 Reais, se credencia como uma boa opção para um uso misto, on e off-road, ainda que na terra nos trechos mais técnicos não esteja à altura da 30.

Termina aqui a série de artigos sobre a Caloi Elite, caso queira conferir pesos, características, bem como rever a análise técnica dos quadros e transmissão, acesse:

P29BR 29ER BIKE TEST / Caloi Elite 30 X Elite 20 - Parte 1

P29BR 29ER BIKE TEST / Caloi Elite 30 - A Transmissão

Keep 29eriding!

110 comentários:

  1. Obrigado pelo post.
    Ótimas informações.
    O meu problema com a Caloi é o tamanho do quadro.
    Como tenho 1,96 com 93 de cavalo, as bikes da Caloi não servem para mim.
    Será que teremos tamanhos maiores?

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    1. Olá Andre,

      Agradeço por acompanhar o P29BR.

      Sem dúvida com 1.96m de estatura, a Elite não é adequada a você.

      Não estão planejados tamanhos maiores, pelo menos por enquanto.

      Abs,

      Adil

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  2. Parabéns!!!
    Imparcialidade de um profissional.
    Observações construtivas, com explanações técnicas de forma clara e objetiva.

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    1. Olá Luciano,

      Obrigado por acompanhar o P29BR!

      O reconhecimento dos leitores é o combustível para o nosso trabalho.

      Abs,

      Adil

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  3. Bacana camarada, muito bom o texto, parabéns.

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    1. Olá Dirceu,

      Boas pedaladas com sua Elite e keep 29eriding sempre!

      Abs,

      Adil

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  4. Muito bem Adil, acompanho o blog desde 2008 e depois da "Autopsia da Caloi Two Niner" este foi um dos melhores artigos sobre um produto da Caloi.

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    1. Valeu Luiz!

      Você foi um dos primeiros leitores e é um dos que conhece melhor o conteúdo disponível no P29BR.

      Abs,

      Adil

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  5. Parabéns Adil!
    A tempo leio a sua pagina e sempre da para contar com sua opinião, bem embasada e de uma forma muito clara, sem ser tendenciosa ou imprecisa! Novamente meus parabéns! Me tira uma duvida, você utilizou um quadro de 17" na elite 30? se sim, qual a sua opinião para utilizar a bike mais voltada para cicloturismo, ou você me indicaria outro modelo? Abraço

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    1. Olá Gean,

      Obrigado por acompanhar e curtir sempre o P29BR.

      Sim, eu usei o quadro tamanho 17", tenho 1.77m de estatura. Como a Elite é compacta no top tube, o quadro tamanho 19" não iria ficar grande para mim.

      Para o cicloturismo, talvez a Elite 20 faça mais sentido, pois no momento que estiver carregando alforges você não vai precisar necessariamente de agilidade, mas sim de estabilidade.

      Abs,

      Adil

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  6. Respostas
    1. Olá André,

      Obrigado por acompanhar e curtir o P29BR.

      Qualquer dúvida, me escreva.

      Abs,

      Adil

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  7. Valeu pela análise, muito boa! Por acaso você não teria fotos das novas Vitus 29er e Explorer? Um abraço.

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    1. Olá Renato,

      Obrigado por acompanhar o P29BR.

      Postei algumas fotos na fan page do P29BR no Facebook. Sugiro que dê uma olhada por lá.

      Abs,

      Adil

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  8. O canote da minha elite 30 (tamanho 19) veio 350mm tive q trocar por um 400 para poder "esticar as pernas".

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    1. Olá bah,

      De fato o ideal seria um canote de 400mm, como os que vieram montados nas bikes de teste do P29BR.

      Abs,

      Adil

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  9. Parabéns Adil.. a conclusão do artigo recomendando a bike demonstra que uma crítica verdadeira e imparcial

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    1. Olá Gui,

      Apesar de algumas discutíveis escolhas da fábrica, a Elite tem qualidades que fazem dela uma boa compra.

      Abs,

      Adil

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  10. Parabéns pelo artigo. Tenho uma bike 26" e quero comprar uma bike 29". Na pesquisa que realizei o que mais encaixou com meu orçamento foi Caloi Elite 20. Pesquisei sobre as bikes 29", onde tem muito prós e contras, mas já tirei minha conclusão, agora com seu artigo, eu conclui que vou comprar a Caloi Elite 20. Obrigado e Sucessos!
    Tenho um Canal no YouTube com vídeos sobre Trilhas da minha cidade. Assim que comprar a Elite 20 vou fazer novos videos e postar no youtube. Para quem quiser conhecer:
    (MTB Itajubá)

    http://www.youtube.com/channel/UCSCr1b8Ry6Ogqltw-42ePng?feature=watch
    OBRIGADO

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    1. Olá Carlos,

      Obrigado por se utilizar do P29BR como fonte de informação.

      Sucesso no seu canal!

      Abs,

      Adil

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  11. Mais uma excelente matéria. Antes da Caloi Elite 30, eu nunca tinha pedalado de 29er e para mim tem sido uma ótima "plataforma de aprendizagem".

    Sim, concordo que ela veio com "erros/escolhas" de projeto, mas com algumas correções fica tudo bem.

    Concordo com a impressão de que na subida ela tende um pouco a querer virar. É uma impressão parecida a que eu tinha com minha Scott Aspect.

    As alterações que realizei:
    1 - Troquei as rodas por Vzan Everest XC
    2 - Troquei o pedivela por X5 2x10 39-26 (por concequência um dos passadores X7 foi trocado)
    3 - Troquei o câmbio traseiro por X5 long cage

    O mercado de bikes está aquecido e com muitas novidades, como por exemplo as rodas 27.5, mas estou muito satisfeito com o Aro 29 e acho que dificilmente retornarei a um padrão de roda menor.

    Hoje, com relação a bike só tenho uma dúvida. Reduzir ou não o guidão, pois no meu bikefit da Aro 26 que tive, a largura indicada era 58,5 cm.

    Tenho sentido um pouco de desconforto nas mãos.

    Bons pedais para todos.

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    1. Olá Keke,

      Obrigado por acompanhar sempre o P29BR.

      No caso do seu bike fit, acho que seria interessante tentar outro com um profissional diferente.

      As 29ers se desenvolveram de forma que hoje os guidões de 580mm pode ser considerados obsoletos, curtos demais.

      Talvez um novo fit com uma mesa mais curta e o guidão mais largo faça mais sentido.

      Abs,

      Adil

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  12. Texto rebuscado mas que rodeia e rodeia e não ataca o problema central: a linha tem um SÉRIO e perigoso erro de projeto (o cage) e a empresa deveria SIM indenizar quem comprou gato por lebre!

    Será que o Adil montaria uma bike pra ele com 30v e cage médio?

    Mas sendo o blog patrocinado por revenda caloi, isso jamais será dito, né?

    Acompanho e adoro o que você escreve, Adil, mas achei que desta vez (o que acontece com todo mundo) "você errou a marcha"...

    Abs

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    1. Olá meu amigo Anônimo,

      A ideia aqui é sempre ser imparcial, isso significa agradar alguns e desagrar outros.

      O problema da escolha do cage nós já tratamos antes, por isso não faria qualquer sentido repetir neste post o que já havia sido comentado à exaustão anteriormente.

      Mesmo não concordando com a escolha da Caloi, como deixei bem claro no outro post, tenho a plena certeza de que a Elite 30 tem uma geometria bastante interessante, o que resulta em uma bike de ótimo desempenho para a categoria, ainda que alguns pontos do seu conjunto precisem ser reavaliados. Afirmo isso após pedalar com ela por 90 dias e algumas centenas de quilômetros.

      Finalmente, aqueles que anunciam no P29BR o fazem justamente por considerar a audiência do site qualificada, sem QUALQUER influência no conteúdo e textos aqui publicados.

      Abs,

      Adil

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  13. Amigo parabéns pelo post! Adil certamente vc realizou a conversão para tubeless, certo? Como os pneus Xking 2.2 da continental se comportaram? perderam muitas pressão?a conversão foi trabalhosa? qual selante utilizou e a calibragem? Grande abraço!

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    1. Olá,

      Obrigado por participar do P29BR.

      O processo ocorreu sem problemas. Os pneus Continental inicialmente apresentavam alguns microfuros nas laterais, por isso num primeiro momento uma boa quantidade de selante foi requerida para a conversão.

      Utilizei o selante da NoTubes e calibragem entre 25 e 28 libras.

      Abs,

      Adil

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  14. Parabéns Adil pela conclusão dos testes...
    Baita ansiedade pela conclusão, pois meu P29br de 2014 é uma elite 30 ou a vitus 29er.
    Gosto de seu trabalho pois é claro e técnico sem ser de difícil compreensão, usos suas análises para meus projetos independentes.
    E com relação ao caso cage do x7, para mim não faria diferença, aprendi a pedalar cruzando o menos possível as marchas e tenho ensinado meu filho e assim também. ( não é critica, e nem fomentação de discussão galera, é só um caso, uma experiência, um exemplo diferente.) e tem dado certo, pois tenho um grupo XTR 93 em uso na minha Venzo29, e só troquei o k7 e a corrente depois de 13 anos de uso. (sorte ou coincidência!?). Mas concordo plenamente com sua críticas, é obrigação da fabricante fornecer um produto equilibrado ao cliente, pois o mesmo não tem obrigação nenhuma de deter conhecimentos técnicos para adquirir um produto.

    Enfim Parabéns Adil você é o Cara! Abs...

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    1. Olá Rodrigo,

      Agradeço pelos elogios e fico satisfeito em poder ajudar outros ciclistas a encontrar um equipamento que ofereça a melhor experiência possível.

      De fato 13 anos de uso em uma transmissão não é um feito fácil de se alcançar.

      Abs,

      Adil

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  15. "Para 2014, pelo apresentado na recém encerrada Brasil Cycle Fair, a linha Elite não sofreu grandes modificações, apenas alguns bem vindos ajustes" Quais Adil?

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    1. Principalmente o famigerado cage do câmbio, que agora é longo, além de novos aros.

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  16. Ei cara. Excelente matéria!
    Tenho uma dúvida, espero que possa me ajudar. No site da Caloi diz que a cx de direção é integrada enquanto vejo muita gente dizendo que é semi-integrada. Poderia me orientar nessa questão? Pois quero muito trocar a cx de direção dela, mas permanece a dúvida e o medo de comprar o tipo errado.
    Abraço!

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    1. Olá Thiago,

      Obrigado por participar do P29BR!

      O site não está correto, a caixa de direção é mesmo uma semi-integrada.

      Abs,

      Adil

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  17. blz amigo? eu tenho 1,92 de altura, vc acha que o quadro de 19" daria certo? valeu

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    1. Olá,

      O quadro tamanho 19" da Caloi Elite ficará pequeno para você, o ideal é buscar um modelo maior de outra marca.

      Abs,

      Adil

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  18. Cara outra duvida, sabe me dizer qual a angulação da mesa original da elite 20?

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  19. Eu tenho entre ,1,72 e 1,74, qual quadro pego da elite 30? um 15 ou 17? Na minha MTB de 26" o quadro é 18".

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    1. Olá Eduardo,

      Num primeiro momento, um quadro tamanho 18 parece um pouco exagerado para alguém da sua estatura.

      No caso da Elite, desde que tenha medidas corporais proporcionais, o tamanho 17 parece o mais adequado, ainda que o 15 também sirva.

      Abs,

      Adil

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  20. Peguei uma quadro 17 mesmo, só fiz alguns upgrades nela, coloquei um pedivela Deore, freio shimano m446, e rodas vzan everest. Está bem boa hoje vou estrear no estradão e em trilha vamos ver qual é que é! Abraço!

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    1. Olá Eduardo,

      Sem dúvida você fez uma boa escolha.

      Apenas os freios eu não trocaria, contudo essa é uma decisão pessoal.

      Abs,

      Adil

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    2. Adil tenho uma dúvida, na26 eu colocava 40 libras nos pneus, na 29 continuo colocando as 40libras ou pode ser menos? Atualmente estou usando 40 libras.

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    3. Fala Eduardo,

      Para você ter uma ideia, eu peso 78Kg e normalmente uso a calibragem mínima marcada na lateral dos pneus quando eles estão montados com câmaras.

      No caso do X-King, ele não tem esse número gravado, por isso uso algo em torno de 32 a 35 libras.

      Abs,

      Adil

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    4. è eu peso entre 72 e 75 kg então vou diminuir! Valeu! Abraço!

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  21. Peguei o modelo de 15 por 3260 na netshoes (blackfriday). Gostei muito da bike, más ela vem mal montada, tem que fazer uma boa revisão. As rodas já troquei por everest xc e o vendedor pegou as da Caloi no rolo. Próximo up é o pedivela

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    Respostas
    1. Olá Luciano,

      De fato recomendo sempre uma atenta revisão antes de sair com a bike. A troca de rodas fará grande diferença em termos de desempenho.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  22. Tenho uma dúvida, tenho 1,61m e será que me adapto as 29er, ou fico andando com as aros 26"?Estou pensando no tam. 15 da elite 30.

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    1. Olá Hector,

      Você poderá se adaptar às 29ers, contudo em função da sua estatura, talvez necessite de um quadro ainda menor.

      Uma opção é experimentar uma 27.5, que já te proporcionará ganhos em relação à sua 26.

      Abs,

      Adil

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  23. Boa matéria Adil. Parabéns.
    Você fez a conversão para Tubless? Ficou bom?
    Pergunto porquê os XKing que vem na CE30 me parecem ter as paredes laterais finas demais.
    Gostaria de fazer mas estou reticente.
    Caso tenha feito e funcionado, qual kit tubless vc recomenda?

    Abraço.

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    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado por acompanhar o P29BR.

      Sim, fiz a conversão. O detalhe é que a lateral desses pneus Continental apresentava vários microfuros, por isso foi necessário um volume de selante um pouco maior que o usual.

      Recomendo sempre o kit de conversão da NoTubes.

      Abs,

      Adil

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  24. Bom dia Adil, obrigado por nos abastecer com tantas iformacoes
    Sou apenas um cara q comprou uma elite 30 para fazer algumas viagens e nao pretendo levar a bike a situacoes extremas e muito menos competir. Diante disso vc acha necessario algum up? E em relacao ao bagageiro tem alguma solucao sobre a fixacao? Grande abraco e parabens pelo blog e pela credibilidade. Rafael

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    1. Olá Rafael,

      Pelo seu tipo de uso, num primeiro momento, com a bike bem montada e ajustada, não vejo necessidade de upgrade.

      Em relação ao bagageiro, na Elite 30 faltam os pontos de fixação na parte superior dos seat stays, o que não chega a ser necessariamente um problema, já que você encontra no mercado alguns tipos de abraçadeiras de canote que fazem esse função, por exemplo.

      Abs,

      Adil

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  25. Adil, primeiramente quero lhe parabenizar pelo site!
    Gostaria que tirasse 2 duvidas pra mim,, estou utilizando a Elite 20 e troquei mesa, guidao e a suspensao que coloquei uma rockshox xc32;
    1- O funcionamento do freio Avid elixir 1 deixa a desejar em Relação ao shimano Deore? Você trocaria?
    2- Já tive que alinhar 2 vezes o aro original dela, Queria trocar as rodas por uma melhores mas por enquanto só poderia trocar os aros, qual aro vc me recomenda colocar sem gastar mto?

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    1. Olá Marcos,

      Obrigado por participar do P29BR!

      1. Considero equivalentes, não trocaria num primeiro momento, a menos que o seu estivesse apresentando problemas.

      2. Não recomento trocar só o aro, porque montar outro geralmente envolve a troca dos raios também. Guardaria o dinheiro para investir em uma roda completa no futuro.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  26. Olá Adil .
    Eu tenho 14 anos e estou querendo uma bike 29'', pois está sendo muito usada na minha cidade, e percebi que melhorará meu desenvolvimento .. Estou em dúvidas entre a elite 30 e a Vitus 29er qual o seu conselho para mim ? Se eu optar pela elite 30, colocarei um pé de vela Shimano XT, ou SLX ..
    Informações que podem ser úteis:
    Peso 55 kg
    1,62 de altura
    Tenho 1 ano de prática no MTB e um preparo físico considerável ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,

      Com 1.62m de estatura, antes de comprar uma das duas bikes, sugiro visitar uma loja e fazer um teste. Você precisa ter certeza que o quadro tamanho 15 não vai ficar grande demais para você.

      Entre as duas, é claro que a Vitus é a melhor opção caso você disponha do dinheiro, contudo pelo preço dela, existem modelos da GT e da Trek que podem ser interessantes, além de estarem disponíveis em tamanhos pequenos.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  27. Prezados, boa tarde!
    Muito bom todos os comentários. Farei o meu.
    Tenho 50 anos, possuo duas 29 (uma Caloi Elite 20 no Rio, onde trabalho durante a semana e vou diariamente pedalando ao trabalho, no meio dos carros e ônibus... também sou motociclista) e outra 29, full (discos 180mm...), em SP, aonde moro com mulher e 3 filhos.
    Tive um sério problema com a Elite, que foi o travamento dos freios com a bike parada, devido ao calor do Rio.
    Com temperatura de 40°C, ao sol, o óleo DOT chega a uns 50ºC, e dilata e trava os freios. Para voltar para casa (estava anoitecendo e necessitava sair do centro do Rio, aonde trabalho, e a bike fica na rua) tive que apertar a manete, e o retentor / o'ring quebrou, vazando o óleo.
    Em consulta ao SAC da Caloi, ela inventou dificuldades para a substituição.
    Acabei levando a bike para SP e substituindo o freio por Shimano.
    Testei no calor e no sol, e não travou.
    Quanto às impressões de pedalada, são de pouca estabilidade, pois o quadro 19" é muito curto.
    Uma crítica construtiva que tenho a fazer é que, pelo jargão utilizado, percebo que parece-me que os ciclistas atuais estão muito preocupados com os "gadgets" (equipamentos periféricos e roupas) e, pelo que percebo nas constantes pedaladas que faço, não tem muita "pressão" no pedal.
    Resumindo, minha impressão com a Elite é de que é uma bike para pedaladas eventuais, de quem não está acostumado a "judiar" das bicicletas.
    Quanto à "cruzar" a corrente, quem teve Caloi / Monark 10 há 36 anos atrás sabe que se usa coroa pequena com catraca grande, coroa grande com catraca pequena, e que não se "torce" a corrente.
    Quanto aos "gadgets", sugiro observação na enorme população que acorda cedo e vai de bike ao trabalho... biciletas simples e roupas comuns... não por falta de dinheiro, mas por discrição e estilo de vida.
    Que olhe, também, aos "silenciosos" cicloturistas, em que as bikes (e roupas) utilizadas são bem simples... "reliability".
    Sds. de um "tiozinho", que pedala muito, aos jovens que conhecem todos os nomes de detalhes das bikes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor de 50,

      Obrigado por compartilhar sua experiência pessoal.

      Continue acompanhando e participando do P29BR!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  28. Olá Adil!
    Parabéns pelo post!
    Acabei optando por uma Elite 20, porém não sei se o quadro 19 que comprei é o ideal para mim. Tenho 1,74. O que você acha? Há algo a ser mudado para melhorar isso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Num primeiro momento, acredito que o quadro tamanho 17" seria mais adequado à sua estatura, contudo se está bem posicionado na bike, bons pedais para você!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  29. vale a pena trocar uma two niner (recentemente troquei o cassete por um maior 12x36 porque nas subidas o cassete 12x32 tava me matando) por uma vitus 29er? digo, porque paguei 3000 na two niner e a vitus custa 5, se eu vender bem a TwoNiner consigo uns 2200. dai inteirar quase três paus nesta vitus compensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá calango Tango,

      Sim, a diferença entra uma bike e outra é bastante grande.

      De todas as formas, outras marcas também podem te oferecer um pacote interessante pelo menos valor da Vitus.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  30. Olá adil . gostaria de saber 20v rende melhor do que 30v na trilha técnicas ? Já penso algumas reformulação na minha caloi elite 30 as rodas e os câmbio .

    ResponderExcluir
  31. Olá estou voltando a pedalar e tenho uma Bianchi aro 26 (ainda vbrake) shimano alivio, 1,86 de altura e 110 kg, já perdi 23kg pedalando e associando a dieta e gostaria de adquirir uma bike 29er, achei interessante o custo beneficio da caloi elite20 pelo grupo que possui. Lhe pergunto, existe outra marca que tenha boa relação e preço como a caloi? Os detalhes técnicos dizem que ela suporta 100kg, corro risco com isso?

    ResponderExcluir
  32. Comprei uma Elite 30 tamanho 15 esse final de semana. A 17 me pareceu meio longa. Mas depois da primeira volta com a 15, estranhei um pouco ser meio curta. Não sei se minha última bike (uma Caloi Montada de aço rs) era muito longa, se essa é muito curta, ou se só estou estranhando por não andar há meses..

    Tenho 1,695m de altura (pra ser exato rs) e cavalo de aprox uns 76cm.. Qual seria o quadro da Elite pra mim afinal, 15 ou 17"? Bike fit virtual diz top tube + mesa de 65cm e quadro de 16,11".



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruno, seu bike fit é proximo ao meu
      Cavalo: 77 cm
      Tronco (138.5-77): 61.5 cm
      Braço: 57.5 cm
      Tamanho do seu quadro:
      Quadro de MTB: 16.37"
      como vc se adaptou a 15? vc me recomendaria a 15 ou a 17?

      Excluir
  33. Gostaria de saber se é possível fazer a conversão da roda da Caloi Elite 30 para tubeless?

    ResponderExcluir
  34. Prezado Adil,

    Parabéns pelos posts construtivos e que ajudam precisamente nas tomadas de decisões para entusiastas e profissionais.

    Estou pretendendo montar uma bike para aventurar-me novamente nas trilhas (estou parado após o furto de minha linda magrela). Estava decidido na compra de um quadro MOB Stamina 29er, decidi após visitar seu post sobre o modelo. Entretanto, fui numa loja procurar o quadro para comprar e o vendedor ofereceu-me um quadro, com a suspensão, da Caloi Elite 20, o preço é até camarada. Gostaria de sua opinião em relação à escolha, qual seria melhor?

    - MOB Stamina 29er
    - Caloi Elite 20

    Pratico trilhas com dificuldades médias e gosto de durabilidade, performance fica em segundo plano. Passeio também na cidade e ela deve satisfazer os dois parâmetros.

    Qual o quadro ideal? Tenho 1,70 m de altura e peso 65 kg.

    Abs

    R. Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá R. Santos,

      Obrigado por seguir o P29BR.

      Para seus propósitos os dois quadros são adequados.

      O trunfo da Caloi é o preço, quando vendida completa, contudo em termos de quadro, prefiro a geometria do MOB.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  35. Fala Adil, tudo joia?
    Muito bom o site. Li toda a trilogia sobre as calois Elite 20 e 30 e apesar da minha ignorância em todo o assunto, consegui tirar bons conhecimentos.
    Li aqui no campo de perguntas e respostas, um camarada com 1,96 perguntando sobre a possibilidade de usar uma caloi elite.
    Tenho o mesmo problema. Tenho 1,91 e 98kgs. Fiz o bikefit virtual do no grau e as minhas medidas foram:

    Cavalo: 91cm
    Tronco: 157
    Braço: 64,5
    Top tube efetivo + mesa: 68.25 cm

    O tamanho do quadro que devo usar de acordo com o bikefit é 20.07.
    Problema é que gostei bastante da E20 e ela encaixa perfeitamente em meu orçamento.
    Queria saber se com uma E20 19", seria possível realizar uns ajustes na mesa e etc e atingir uma posição favorável ao meu corpo e meu bolso ou realmente devo procurar por alguma outra coisa.

    Desculpe o inquérito.
    Muito obrigado

    Grande abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Obrigado por se informar no P29BR!

      Os quadros da Caloi são pequenos demais, o 19 é menor em termos de comprimento que muitos quadros 17 de outras marcas.

      Infelizmente, apesar do custo benefício, a Caloi Elite vai ficar super curta para você. Sugiro que procure um quadro grande de outra marca como a GT e a KHS, ambas você encontra por bons preços.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  36. Adil, gosto muito do teu trabalho, você sempre me ajuda muito com ele. Gostaria de saber qual das muitas caixas de direção cabem na Elite 30, pois queria trocar a minha por outra melhor e mais leve.
    Desde já agradeço se puder me ajudar em mais essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá W. Muniz,

      Obrigado por acompanhar o P29BR!

      Você vai necessitar de uma caixa de direção do tipo semi-integrada 1 1/8". Uma excelente opção são os modelos da Token:

      http://tokenproducts.com.br/categoria-produto/caixa-de-direcao/caixa-de-direcao-caixa-de-direcao/

      Abs,

      Adil

      Excluir
  37. Beleza Adil,

    Parabéns pelos seus artigos. Estou lendo todos, principalmente os referentes a Caloi Elite 30. Seguindo suas dicas, quero transformar as rodas originais da elite 30 em tubeless, mas fiquei em dúvida depois que levei a bike na oficina e o técnico disse que não recomenda a transformação pra quem não roda quase todos os dias. Ele disse que se a bike ficar parada, o liquido vai se concentrar em um único ponto e pode estragar o pneu.
    No meu caso, que vou rodar apenas aos finais de semana, ele recomendou continuar com as camaras. Você concorda ou discorda da opinião dele, o que você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Admin,

      Fico contente em saber que o conteúdo do P29BR está sendo útil para você!

      Eu também geralmente consigo pedalar apenas nos finais de semana e todas as minhas mountain bikes tem os pneus convertidos para tubeless, por isso não vejo motivo para preocupação. Além disso, os bons selantes não são agressivos aos pneus, sendo assim considero infundada essa preocupação do seu mecânico.

      Go tubeless!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  38. Olá Adil! Parabéns pelo belo trabalho!

    Saberia me dizer se a suspensão da Elite 20 modelo 2013 ( branca) possui trava na canela ou apenas ajuste??

    Pra eu que ando muito no asfalto é essencial a trava.

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramai,

      A suspensão RST Omega da Elite 20 não possui trava na canela, apenas regulagem de pré-carga.

      No seu caso seria aconselhável avaliar outras opções.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  39. Adil, como vai?! parabéns pelo trabalho! Pelo meu bike fit estou entre o quadro 15 e 17
    Cavalo: 77 cm
    Tronco (138.5-77): 61.5 cm
    Braço: 57.5 cm
    Tamanho do seu quadro:
    Quadro de MTB: 16.37"
    Vou comprar a Caloi E30, mas pela internet pois não há disponivel nas lojas de minha cidade, então não há como eu testa o tamanho, pelo seu conhecimento nesta bike qual vc me recomendaria a 15 ou 17? com cavalo de 77 vc acha que posso ter problemas em ficar de pé na 17 com os pés plantados no chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William,

      No seu caso, creio que faria mais sentido a E30 tamanho 15". De todas as maneiras, sugiro consultar um profissional de Bike Fit caso tenha dúvidas.

      Abs,

      Adil

      Excluir
    2. Bom Adil, esqueci de mencionar a altura do selim recomendada é 69cm, acabei fazendo o pedido da 17 mesmo antes de seu comentário para aproveitar uma promoção, fiz o teste em ficar de pé na bike de um amigo...deu certo porem justo (1cm de distancia), assim que a bike chegar posso solicitar a troca no site pela 15, mas to achando que vou ter que trocar o canote por um de 400mm, vc acha que se eu ficar com a 17 e trocar a mesa para acertar o top tube efetivo posso ter problemas com o rendimento e ergonomia? ps. esta escasso profissionais em bike fit

      Excluir
    3. Olá William,

      Essa folga de 1cm é muito pequena e pode sim atrapalhar seu desempenho na bike, além de prejudicar quando tiver que montar e desmontar da bike. O quadro menor seria mesmo o ideal.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  40. boa tarde Adil, sou novo aqui no fórum e estou querendo adiquirir uma Elite 20, Gostaria de saber como consigo diferenciar o modelo 2013 (Cage médio) do modelo 2014 (Cage longo) para que eu nao faça uma compra errada, pois pelo que percebi ainda tem muitos modelos 2013 a venda nas lojas, obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá francilan,

      Obrigado por participar do P29BR!

      A diferença entro o câmbio de cage médio e o longo é puramente visual. Para que você tenha uma ideia melhor, sugiro conferir a seguinte foto no perfil do P29BR no Facebook:

      https://www.facebook.com/p29br/photos/a.273228149449270.53044.272851069486978/636158656489549/?type=1&theater

      Abs,

      Adil

      Excluir
  41. qual indica a E20 ou a E30 para um iniciante... comprei uma bike meio barata pra ver se ia curtir o esporte e gostei ai queria saber se pelas diferenças qual compensa... tenho 180cm e 90kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doug Matricula,

      Para um iniciante os dois modelos são boas opções, se você pode investir mais, melhor escolher a E30. Com 90Kg se você passar a andar forte, o ideal é pensar em um upgrade de suspensão no futuro.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  42. bom dia, qual tam ideal para mim que tenho 1,69M? e estou na dúvida entre elite 30 e vitus 29er. por gentileza me ajude nessa duvida cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Teoricamente no seu caso, a Caloi escolhida teria que ser tamanho 15".

      Abs,

      Adil

      Excluir
  43. Boa tarde,

    Sabe me informar se o modelo Elite 30 2015 já veio com as melhorias desses problemas encontrados no teste ?? O que mudou no 2015 ?


    Estou na dúvida entre:

    Scott Scale 970 - 2015 - L - padrão de entrada sem upgrades ou essa Caloi Elite 30 t17 com upgrade Deore 30v. (E seus componentes um pouco melhores, sram x7, incluindo suspensão xc30 rockshox)

    Tenho 1,77m e 75kg

    Qual a melhor opção?? Para pedaladas de 50 a 80km com trechos de morros,Barros, asfaltos e talvez algumas trilhas pelo caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Em 2014 a Caloi teoricamente já corrigiu esses problemas, trocou o cage do cambio e de quebra também as rodas nas Elites.

      Em termos de geometria, a Scale é superior, de todas as manerias com as duas bikes você estaria bem servido.

      Pessoalmente não estimulo upgrades de transmissão. Independente da bike que escolher, uma nova suspensão faria todo sentido, principalmente na SCOTT.

      Não deixe de converter os pneus para tubeless.

      Boas pedaladas!

      Abs,

      Adil

      Excluir
  44. Agradeço a ajuda,.. Mais umas dúvidas..

    Já lançaram a Elite 30 na versão 2015 ? O que mudou ?? Alguma previsão ?? Não acho nada a respeito...

    Fico na dúvida entre optar por um quadro melhor (Scott Scale) ou um conjunto de componentes melhor (Elite 30)

    Quais as vantagens de converter os pneus para tubeless. ??

    Abraços

    ResponderExcluir
  45. Olá Adil, Gostaria de colocar rotores de 180mm na frente pois sou bem pesado, mas estou com dificuldade de encontrar tanto os adaptadores como o disco G2 da Avid. O freio Elixir 1 aceita outros modelos de rotores da propria Avid? como o HS-1 ou o Centerline? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Na verdade nada te impede de utilizar com seu Elixir rotores de outros modelos da Avid. Na prática até mesmo com rotores de outras marcas os freios funcionariam bem, apesar do que diria o fabricante.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  46. Alguém sabe qual o tamanho da abraçadeira de canote da Caloi Elite 30? Sei que o canote é 31.6, mas a abraçadeira deve ser maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Falcure,

      A abraçadeira para a Elite 30 tem 34.9mm de diâmetro.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  47. melhor dizendo quero comprar uma bicicleta aro 29 qual quadro devo comprar o 17 serve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaysa,

      Com 1.63m de estatura um quadro tamanho 17 seria grande para você, independente da marca que escolher.

      No seu caso, o ideal seria buscar modelos femininos, como a Trek Cali, disponíveis em tamanhos menores e com um tubo superior bastante curvado, o que irá garantir que a bike sirva perfeitamente para você.

      Abraços,

      Adil

      Excluir
  48. Boa tarde Adil. Quero comprar uma aro 29 ae tava de olho na elite 20 , tenho 175 de altura vc ACha que a tamanho 19 ficaria grande pra mim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Henrique,

      Apesar de compacta, ainda assim suponho que para você a melhor opção seja a 17".

      Abs,

      Adil

      Excluir
  49. Bom dia, Adil!

    Não li praticamente resenha nenhuma antes de comprar uma bike, tenho um amigo que pedala há muito tempo e pedi auxílio a ele e ele me indicou várias, entre elas estava a Caloi E30. Bom, no fim das contas, para não comprometer minhas economias acabei optando pela E20 e lá se foram quase 7 meses que estou com ela, não tinha menor ideia dessa história da transmissão e do cage, não fiz grandes análises sobre suspensão e outras adaptações.

    Pois bem, uso-a diariamente para ir ao trabalho e nos finais de semana no fora de estrada, às vezes algumas trilhas, mas no geral estradas de terra mesmo, com variados níveis de subidas e descidas. E ela está stock, do jeito que tirei da loja, não foi feito nenhum "upgrade" e as únicas reclamações que tenho coincidem com as resenhas aqui apresentadas.

    Primeiramente, não tenho experiência alguma, não sou competidor, tão pouco conhecedor de peças e acessórios de renome, só vou passar as impressões de um entusiasta, porém leigo. A suspensão é dura mesmo, tenho 1,81 e peso aproximadamente 75kg e não há ajuste que se adeque a isso, não é nada insuportável, mas andando em outras bikes de alguns amigos pude perceber a diferença e nas descidas rápidas prega alguns sustos também, porque a bike é ruim de curva, não passa muita segurança, tende sempre a sobrar nas curvas, masssssss isso também se deve a minha falta de técnica, de qualquer forma já pilotei algumas que se comportaram um pouco melhor.

    E ponto final, não tenho o que reclamar de transmissão, quadro, freios, pedivela...enfim nada, lá se vão quase 7 meses de uso diário, sendo por volta de 60, 80km só no final de semana no fora de estrada e não tive que trocar nada por quebra ou mal funcionamento. Em verdade o câmbio me passa muita segurança, claro não cruzo, mas isso não se deve por ser a E20, e sim porque sempre me martelaram isso na cabeça então ficou automático.

    A conclusão que eu chego é que é uma bicicleta honesta pela preço que é praticado, não digo nas atuais conjunturas em que está custando perto dos R$4mil, mas quando fiz a compra no começo do ano paguei cerca de R$3mil e pelo que pude perceber até agora foram bem gastos. Acho que para um uso como o meu é suficiente, não tenho tempo a ser batido, não tenho que melhorar décimos no meu tempo e não vivo disso, caso contrário ela não serviria mesmo, penso eu.

    No mais estou bem feliz com a bike, claro que assim que algumas peças forem se acabando pelo desgaste natural penso em fazer algumas melhorias, mas nada urgente.

    Parabéns pelo espaço, temos informações excelente por aqui!

    Abraço!

    Marcelo Rinaldi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Obrigado por compartilhar sua experiência com os outros leitores.

      O preço anterior era de fato honesto e o conjunto não compromete.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  50. Quando teremos teste da Caloi Elite FS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LerenoBiker,

      Obrigado pela sugestão e interesse, mas no momento vivo fora do Brasil, o que inviabilizaria o teste dessa bike.

      Pessoalmente, olhando de longe, esse modelo não me empolga.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  51. Boa Noite, estou querendo comprar uma E30, tenho 1,76 de altura e peso 100 kg, devo ir de 17 ou 19?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Teoricamente, só tomando por base a sua altura, te recomendaria o tamanho 17.

      Por outro lado, hoje considero a geometria da E30 um pouco ultrapassada, o quadro é curto demais, então se você tiver a oportunidade de subir numa tamanho 19, quando estiver sobre a bike, apoiado com os pés no solo, se sobrarem 20 mm de espaço entre o seu cavalo e o top tube, nesse caso a 19 seria uma boa opção.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  52. Estou na dúvida se compro uma elite 30 ou 20, faço mais asfalto em média 150 km por semana, vc compraria qual delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Creio que para o seu tipo de uso, a 20 seria suficiente, mas caso o seu orçamento te permita, a 30 tem um pacote interessante de componentes.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  53. Fala adil,blz.....em termos de geometria qual vc acha melhor....a scott aspect ou caloi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edison,

      Considero a Caloi um pouco desatualizada em termos de geometria.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  54. Boa noite, me chamo Fred, pedalo desde criança e desde a adolescência sei que cruzar as marchas da bike causa desgaste desnecessário e acelerado dos componentes, então, não entendo como a galera por aqui que diz praticar ainda quer por em cheque essa história da caloi ter vindo com esse problema. Na minha opinião e jeito de andar, não mudou em nada e minha relação continua nova após muitas pedaladas, então fica a dica, assim como nosso amigo dos 50,(diga-se de passagem, sábio), colocou muito bem, não cruze as marchas e vc terá uma relação inteira e duradoura por bastante tempo!!!!!
    Belíssimo tópico Adil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fred, obrigado pelos comentários e opiniões.

      Abs,

      Adil

      Excluir
  55. eu tenho uma elite 20 e uma bottecchia . sem duvida sou pela elite 20 sou fa da bike a minha eu troquei bastante pecas mais vale a pena , bike e muito rapida e estavel

    ResponderExcluir

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